Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Goiás reúne cerca de 500 pessoas para analisar documento da Base Nacional Comum Curricular

Todas as notícias Categorias

11/08/2016 Undime

Goiás reúne cerca de 500 pessoas para analisar documento da Base Nacional Comum Curricular

(Foto: sup. Ascom Seduc GO/ inf. Undime GO)

O Seminário Estadual da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Goiás reuniu cerca de 500 pessoas, entre professores, estudantes do Ensino Médio, pais de alunos, especialistas e representantes de instituições vinculadas à educação no estado. O evento aconteceu nos dias 2 e 3 de agosto, no Instituto Educacional Emmanuel, localizado na capital goiana.

Nos dois dias de seminário, os participantes discutiram e compilaram as contribuições do estado referentes à segunda versão do documento da Base. A primeira etapa de discussão foi realizada por meio de consulta pública via portal da Base, criado pelo Ministério da Educação (MEC). Ao todo, a primeira versão recebeu mais de 12 milhões de contribuições. Nesta segunda fase de discussão da Base, todos os estados da federação realizaram, entre os meses de junho e agosto, seminários com o objetivo de analisar o documento e propor contribuições.

Em Goiás, a Comissão Estadual de Mobilização da BNCC trabalhou de maneira intensa no sentido de pautar o assunto e de garantir ampla participação da comunidade educacional em todas as discussões referentes à Base no estado. Para a auxiliar de pesquisa que contribuiu com a primeira versão do documento e representante da Undime na Comissão Estadual, Luciana Carniello, o grande diferencial é o processo democrático que vem sendo assegurado desde o começo. "A minha expectativa é que a construção coletiva e a discussão democrática consigam chegar até o final deste processo", disse ela ao referir ao processo em âmbito nacional.

Segundo o representante do Consed na Comissão Estadual, Wisley Pereira, nem os integrantes da comissão imaginavam que o trabalho desenvolvido alcançaria tal proporção. Segundo levantamentos, Goiás foi o estado que mais apresentou contribuições à primeira versão do documento por meio do portal da Base. "Isso mostra o engajamento dos nossos professores e o interesse por um tema tão importante", comentou Wisley. Para ele, o grande "pulo do gato" foram as 40 comissões espalhadas pelo estado que tiveram como objetivo debater a Base.

A secretária de educação do estado, Raquel Teixeira, e a Dirigente Municipal de Educação de Anápolis (GO), também presidenta da Undime GO, Virgínia Melo, participaram da abertura do evento. Pela programação do seminário, os participantes foram separados em grupos de trabalho organizados por áreas de conhecimento e etapas da educação. Nos dois dias, eles apreciaram as contribuições e cada equipe formatou um documento final a respeito dos tópicos. O material de todos os grupos foi reunido e apresentado em assembleia geral.

O estado deverá compilar as contribuições em um relatório para enviá-lo ao Comitê Gestor dessa etapa de discussão da BNCC, formado pelo Consed e pela Undime. Caberá ao Comitê Gestor reunir os 26 relatórios estaduais e o distrital para sistematizar todas as contribuições e enviar ao Ministério da Educação um único relatório.

Para saber mais sobre essa fase de debates da BNCC, acesse: http://seminarios.bncc.undime.org.br/ 

Fonte: Undime com a colaboração de Daniela Mendes/ UnB


Parceria institucional