Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Câmara Mirim 2016: inscrições abertas!

Todas as notícias Categorias

11/04/2016 Undime

Câmara Mirim 2016: inscrições abertas!

Alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental têm até 1º de julho para inscrever projetos de lei de própria autoria no Câmara Mirim 2016. O Projeto é uma iniciativa do Plenarinho, portal infantil da Câmara dos Deputados, e é realizado todos os anos. A ideia é que as crianças enviem projetos de lei sobre assuntos que julguem importantes para a comunidade, a cidade ou o Brasil. Os projetos passarão por uma seleção e os autores dos três melhores projetos irão à Brasília (DF) nos dias 20 e 21 de outubro para defender as propostas em comissão e no Plenário da Câmara dos Deputados.

Além disso, cerca de 350 crianças e adolescentes, trazidos por suas escolas e câmaras mirins municipais, também têm a oportunidade de atuar como deputados por dois dias, discutindo e votando os projetos na Câmara. No dia 20 de outubro, os três projetos selecionados serão discutidos em três comissões pelos estudantes. No dia seguinte, crianças e adolescentes tomarão conta do Plenário Ulysses Guimarães, ocupando a Mesa Diretora, a tribuna, tendo voz, vez e voto, para discutir e votar as propostas.

Como participar?

As inscrições podem ser realizadas de duas maneiras: online, pelo portal do Plenarinho; ou pelos Correios, cujo endereço é: Plenarinho – Câmara Mirim, Palácio do Congresso Nacional – Câmara dos Deputados, Ed. Anexo I, 16º andar, sala 1609/ Praça dos Três Poderes, Brasília/DF – CEP: 70160-900. De acordo com o cronograma, no dia 5 de agosto será divulgado o resultado com os três melhores projetos.

Professores e coordenadores de câmaras mirins municipais que têm interesse em trazer seus alunos e vereadores mirins para serem deputados também devem fazer a inscrição até 1º de julho. Para tanto, precisam escrever uma justificativa que explique por que é importante trazer as crianças para o Câmara Mirim. Ao todo, serão seis vagas para escolas e dez para câmaras mirins municipais. Cada escola tem o direito de trazer até 40 alunos e as câmaras mirins podem trazer até 10 vereadores cada. Se houver número de interessados maior que o de vagas, o texto usado como justificativa na inscrição será utilizado como critério de avaliação.

Segundo informa o Plenarinho, as escolas e as câmaras mirins municipais devem arcar com suas próprias despesas. Entretanto, nos dois dias do Câmara Mirim, será oferecido um lanche às crianças participantes e seus acompanhantes.

Inscrição de projetos de lei (clique aqui)
Inscrição de escolas (clique aqui)
Inscrição de câmara mirim municipal (clique aqui)
Inscrição professor (clique aqui)
Regulamento do Câmara Mirim 2016 (clique aqui)

Confira abaixo o cronograma do Câmara Mirim 2016:


(Fonte: Ascom Plenarinho)

Informações: camaramirim@camara.leg.br

Fonte: com informações do Plenarinho


Parceria institucional