Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Colegiado Ampliado da Undime se reúne em Brasília

Todas as notícias Categorias

11/03/2020 Undime

Colegiado Ampliado da Undime se reúne em Brasília

Essa é a 5ª reunião da gestão do presidente Luiz Miguel Martins Garcia

Dirigentes Municipais de Educação que compõem a diretoria executiva nacional e presidências estaduais se reuniram na capital federal, nesta terça (10) e quarta-feira (11). Essa é a 5ª edição da reunião do grupo intitulado Colegiado Ampliado da gestão do presidente Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), no biênio 2019/2021. O objetivo do encontro foi pautar assuntos de interesse da instituição e passar informações importantes aos participantes.

Com o intuito de discutir de maneira conjunta e colaborativa para orientar a atuação dos dirigentes nos respectivos estados, foram abordadas questões como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Conviva Educação, implementação da Lei dos Psicólogos e Assistentes, Educação Infantil e a realização do 8º Fórum Nacional Extraordinário da Undime, previsto para ser realizado este ano.

Outra questão discutida diz respeito ao Coronavírus, o Covid19, que tem gerado preocupação com o aumento de casos no país. A Undime tem se mantido em alerta para com os cuidados e ações preventivas diante do cenário nacional. Além disso, a instituição tem procurado participar de discussões que envolvam as ações preventivas e orientações a respeito do Coronavírus.

Em primeira mão, o presidente anunciou que foi criado um Centro de Operações de Emergência COE do Covid-19 para que Saúde, Educação e Assistência Social se reúnam para discutir estratégias. A Undime foi convidada para compor o grupo. "Estamos em alerta para esse ponto e à disposição. É extremamente importante a gente ter essas informações para trabalharmos com segurança", disse o presidente da Undime.

A Política Nacional de Alfabetização também foi pautada. Garcia lembrou que a Undime já havia encaminhado, em janeiro, carta à Secretaria de Alfabetização do Ministério da Educação (Sealf/MEC) com contribuições à Política. "No início de março, enviamos outra carta pontuando que ainda não recebemos uma devolutiva e solicitamos também respostas a alguns questionamentos referentes ao programa recém lançado, o Tempo de Aprender", disse ele. Entre as perguntas enviadas estão quais os próximos passos da implementação e qual o detalhamento das ações do Programa por eixo; qual o prazo de adesão; e como estão organizados o orçamento e o cronograma do Programa. Até o momento, a Undime ainda não recebeu um retorno da Sealf.

Como 2020 é ano de eleições municipais, a Undime preparou uma Nota Técnica com orientações aos dirigentes acerca do período eleitoral com alguns esclarecimentos quanto aos prazos e cautelas que devem ser observados. O documento foi enviado às seccionais da Undime.

A reunião também teve como ponto chave um momento dedicado ao planejamento estratégico da instituição. Na oportunidade, os dirigentes puderam expor o que consideram importante constar no documento cuja proposta é unir teoria e prática para alcançar resultados.

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional