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10/08/2016 Undime

Seminário no Amapá discute a Base Nacional Comum Curricular e propõe contribuições ao documento

(Fotos: Ailton Astrubal Cardoso Guedes e Jonas Dias)

Cerca de 170 pessoas, entre professores da educação infantil, professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, professores do Ensino Médio, Dirigentes Municipais de Educação e representes de instituições participaram do seminário estadual do Amapá sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro foi realizado nos dias 2 e 3 de agosto, na capital Macapá (AP).

O evento, uma iniciativa da Comissão Estadual de Mobilização da Base no estado, constituída por representantes do Consed e da Undime, teve como objetivo analisar a segunda versão do documento da BNCC de forma a propor alterações, supressões e/ou acréscimos ao texto.

A presidenta da Undime Amapá, Francisca Antonia da Costa Oliveira, participou do seminário e o avaliou de forma muito positiva. Isso porque, para ela, o Consed e a Undime realizaram um trabalho forte de mobilização no sentido de garantir a ampla participação de diferentes segmentos da educação. "Além disso, o resultado das discussões foi muito bom! O que discutimos em relação ao que deve estar na terceira versão do documento contempla os anseios do Amapá e, certamente, servirá para os demais estados", comemorou ela que também é Dirigente Municipal de Educação de Calçoene (AP).

Segundo com a secretária de Estado da Educação, Conceição Medeiros, a Comissão Estadual da Base Nacional Comum Curricular iniciou os trabalhos relacionados ao documento em junho de 2015 e procurou conscientizar a população sobre a importância do diálogo com a consulta pública que visava receber contribuições de indivíduos, instituições e escolas para o texto da Base Nacional Comum Curricular.

De acordo com a programação, as atividades começaram com a palestra “Uma breve retrospectiva histórica do percurso da BNCC”; em seguida os participantes foram apresentados à metodologia do seminário para então iniciar as discussões (quantitativas e qualitativas) sobre os componentes curriculares e as etapas da educação básica.

Assim como no Amapá, todas as unidades da federação estão organizadas através de uma comissão formada por professores de universidades, institutos federais, além de especialistas e professores das redes de ensino para discutir o assunto. Para tanto, foram realizados seminários em todos os estados entre os meses de junho e agosto com a intenção de propor contribuições à segunda versão do documento.

Mais informações os seminários estaduais que debatem a BNCC: http://seminarios.bncc.undime.org.br/

Fonte: Undime com informações do portal da Secretaria de Estado da Educação do Amapá


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