Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Escuta das Adolescências nas Escolas começa na próxima semana

Todas as notícias Categorias

10/05/2024 Undime

Escuta das Adolescências nas Escolas começa na próxima semana

Iniciativa faz parte de estratégia do Ministério da Educação para fortalecer os anos finais do ensino fundamental

Junto a redes municipais, estaduais e distrital, o Ministério da Educação (MEC) promove, a partir da próxima segunda-feira, 13 de maio, a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas. A iniciativa é voltada aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental de todo o Brasil. A previsão é que as atividades da escuta aconteçam entre 13 e 27 de maio, acomodando a diversidade de calendários das redes de ensino, com destaque para a especificidade do Rio Grande do Sul, que terá um calendário diferenciado a ser definido posteriormente.  

A Semana da Escuta é uma ação estratégica que busca conhecer, de forma mais aprofundada, os estudantes dos anos finais do ensino fundamental, com enfoque em dimensões conectadas à aprendizagem, ao clima e à convivência, à inovação e à participação, assim como visa fornecer subsídios para uma política de fortalecimento dos anos finais. Mais detalhes sobre a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas podem ser acessados na página da ação, disponível no portal do MEC.  

Segundo a secretária de Educação Básica, Kátia Schweickardt, a Semana da Escuta é um primeiro passo relevante para a construção de um diagnóstico nacional que apoie a criação de um programa para as adolescências, conectado às demais políticas de educação básica. “Essa iniciativa fortalece o regime de colaboração entre a União e os entes subnacionais, mas também faz parte de uma ação sistêmica que envolve tantos outros programas, como o Pé-de-Meia, o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a Escola em Tempo Integral”, declarou. 

Ela também destacou os desafios enfrentados pelo governo para fortalecer os anos finais do ensino fundamental e a relevância de considerar as singularidades dos adolescentes na mudança desse paradigma. “A gente sabe que esse segmento, do 6º ao 9º ano, principalmente após a pandemia, traz um desafio grande no que diz respeito às transições e à integração entre as etapas de ensino. Por isso, é importante que a gente dê voz para esses adolescentes, que são sujeitos do seu tempo, têm expectativas e sabem o que esperam da escola. Assim, a gente espera criar esse espaço de escuta e, juntos, desenhar políticas e estratégias capazes de fortalecer o ensino fundamental e as nossas escolas”, disse.  

Webinários – Em abril, o MEC, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) organizaram dois webinários preparatórios para a Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas. Os webinários contaram com a participação de especialistas, gestores de redes de ensino, gestores escolares, professores e adolescentes, que compartilharam suas experiências. Além disso, foram apresentados os instrumentos da escuta, os quais são diferenciados para 6º e 7º anos e para 8º e 9º anos, a fim de fomentar que os estudantes sejam envolvidos no diagnóstico do território e na criação e implementação de soluções.  

O primeiro webinário prévio à Semana foi o “Escutar e acolher na escola das adolescências”, e o segundo webinário foi o “Participar e conviver na escola das adolescências”, ambos estão disponíveis na íntegra no canal do MEC no YouTube.  

Escola das Adolescências – MEC, Undime e Consed estão desenvolvendo uma política de fortalecimento dos anos finais do ensino fundamental, o programa Escola das Adolescências. A Semana da Escuta se insere como mais um passo relevante na construção dessa política. Entre as principais dimensões da escuta, estão: aprendizagem; participação; clima e convivência; e inovação.  

O objetivo do programa, ainda em desenvolvimento, será o de ampliar os esforços da cooperação federativa, de forma que possam convergir para a constituição de uma escola acolhedora que impulsione a qualidade social da educação. Assim, melhorará o acesso, o progresso, a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes adolescentes dos anos finais.  

O Escola das Adolescências será organizado em três eixos: Governança; Desenvolvimento Profissional; e Organização Curricular e Pedagógica. Ademais, prevê apoio técnico e financeiro para fortalecer o regime de colaboração na melhoria dos anos finais do ensino fundamental, considerando as singularidades dos sujeitos da etapa, a focalização no apoio às transições escolares e as formas de reorganizar tempos e espaços para instituir um currículo intencional, que expanda e articule diferentes experiências formativas, na perspectiva da ampliação dos letramentos e da autonomia intelectual.  

Com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a participação de diversos especialistas, foram construídos materiais e orientações para apoiar redes e escolas a realizar a Semana da Escuta, que podem ser acessados no site do MEC.  

A Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas poderá ser realizada pelas redes na semana de 13 a 20 ou de 20 a 27 de maio, de acordo com o calendário de cada rede, em escolas públicas que ofertem os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) de todo o Brasil. 

Saiba mais em Semana da Escuta das Adolescências nas Escolas 

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/maio/escuta-das-adolescencias-nas-escolas-comeca-na-proxima-semana 

 


Parceria institucional