Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > FNDE abre inscrições para Jornada da Educação Alimentar e Nutricional

Todas as notícias Categorias

10/04/2017 Undime

FNDE abre inscrições para Jornada da Educação Alimentar e Nutricional


(Foto: FNDE)

Diretores de escolas de educação infantil têm até 16 de maio para cadastrar ações de sucesso implementadas em suas unidades

Para incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar no espaço escolar, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, lança a primeira Jornada da Educação Alimentar e Nutricional. O concurso vai premiar as melhores ações desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo em vista a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil.

A jornada é mais uma das ações em comemoração aos 62 anos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). Para o presidente do FNDE, Silvio Pinheiro, esta é uma maneira não só de incentivar boas práticas de alimentação nas escolas, mas também é uma forma de dar visibilidade às experiências de sucesso já implementadas em várias regiões do país.

“São mais de 150 mil escolas espalhadas pelo Brasil e muitas delas já realizam um trabalho de excelência no que diz respeito à alimentação das crianças. É necessário que essas práticas se tornem conhecidas, que haja troca de experiência para que nossos estudantes tenham, cada vez mais, acesso a um atendimento de qualidade”, destacou.

As inscrições estão abertas no site de educação corporativa do FNDE – e-FNDE e os diretores de escolas têm até 16/5 para cadastrar as ações executadas em suas regiões. A jornada será composta por seis etapas com os temas: Alimentação complementar e prevenção da obesidade infantil; Alimentos regionais brasileiros; Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos; Horta escolar pedagógica; Agricultura familiar na escola; Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.

Cada fase deverá ter uma breve descrição da ação executada, conforme roteiro prévio, a inserção de uma fotografia que comprove a realização das atividades e um pequeno vídeo demonstrando o que foi realizado em cada etapa. O detalhamento dos processos está no regulamento, disponível no site do FNDE.

A cada etapa cumprida no prazo será liberada na plataforma e-FNDE, para download, uma peça do selo de participação da Jornada de EAN com a descrição do tema executado. Após a conclusão das seis etapas, o participante terá recebido as seis peças e completado o selo.

Todos que completarem a jornada no prazo estipulado receberão, ainda, certificado de menção honrosa nominal para o nutricionista, diretor da escolar e o coordenador da jornada; Kit com publicações sobre alimentação saudável; Divulgação da ação em publicação do FNDE produzida em formato digital, além da participação em uma mostra de educação alimentar e nutricional no Congresso Brasileiro de Alimentação e Nutrição (CONBRAN), a ser realizado em Brasília, em 2018.

Fonte: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 

https://goo.gl/03yyzC 


Parceria institucional