09/12/2024 Undime
Objetivo é auxiliar as redes de ensino na participação de chamadas públicas para apoio à realização de olimpíadas, feiras e mostras científicas na educação básica. Chamadas somam prêmios de até R$ 31,2 milhões
(Foto: Angelo Miguel/MEC)
Os Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promoveram encontro para debater a participação das secretarias de educação nas chamadas públicas para apoio à realização de olimpíadas, feiras e mostras científicas na educação básica. As chamadas somam prêmios de até R$ 31,2 milhões, com prazos de submissão até fevereiro de 2025. O webinário ocorreu na sexta-feira, 6 de dezembro, e está disponível no canal do MEC no YouTube.
“A gente pede muito para que todas as redes de ensino e escolas se apropriem desse edital, leiam todas as instruções e façam valer esse direito do acesso ao fomento para a educação científica”, apontou a coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias. “Precisamos produzir, cada vez mais, ciência dentro da educação básica, porque o processo de aprendizagem se torna muito mais rico. Com as feiras, mostras e olimpíadas, os estudantes podem experienciar a aventura e o sabor que é aprender fazendo ciência e produzindo pesquisas no território.”
A chamada para apoio às olimpíadas científicas em áreas como matemática, biologia e robótica tem um orçamento inicial de R$ 10,2 milhões, podendo ser ampliado por parcerias. A iniciativa contempla três linhas de apoio: olimpíadas nacionais, olimpíadas nacionais em suas primeiras edições e olimpíada internacional a ser realizada no Brasil.
Já a chamada pública voltada para o apoio a feiras e mostras científicas, em níveis municipal, estadual, distrital e nacional, conta com um aporte inicial de R$ 6,9 milhões, com previsão de alcançar R$ 20 milhões. A chamada está dividida em quatro linhas de abrangência: municipal; estadual ou distrital; nacional; e escolas em tempo integral em municípios com até 100 mil habitantes.
O webinário faz parte do Programa de Popularização da Ciência (Pop Ciência), do MCTI, em parceria com os Programas Escola em Tempo Integral e Escola das Adolescências, do MEC. O objetivo é estimular a reflexão crítica e promover o conhecimento científico nas escolas de todo o país, com foco em áreas de vulnerabilidade socioeconômica e instituições com estudantes em situação de privação de liberdade.
O encontro contou com a presença de representantes do MEC, do MCTI, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Fórum Nacional de Coordenadores de Feiras e Mostras Científicas. Participantes puderam entender as diretrizes das chamadas e aprender como inscrever projetos.
Educação científica – As olimpíadas científicas foram criadas em 2002 e são expandidas continuamente desde então. Matemática, biologia, robótica, história e meio ambiente são algumas das temáticas abrangidas. Por meio delas, a competição estimula a resolução de problemas teóricos e práticos, além da realização de experimentos e debates relevantes para a sociedade.
Já as chamadas de apoio a feiras e mostras científicas, criadas em 2009, promovem a reflexão crítica, a curiosidade e o raciocínio científico, a inovação e a percepção de temas fundamentais para a humanidade. Os eventos englobam desde a educação infantil até o ensino médio, trabalhando competências fundamentais para o desenvolvimento pleno e a formação para a cidadania.
Fonte: MEC
Objetivo é auxiliar as redes de ensino na participação de chamadas públicas para apoio à realização de olimpíadas, feiras e mostras científicas na educação básica. Chamadas somam prêmios de até R$ 31,2 milhões (Foto: Angelo Miguel/MEC) Os Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) promoveram encontro para debater a participação das secretarias de educação nas chamadas públicas para apoio à realização de olimpíadas, feiras e mostras científicas na educação básica. As chamadas somam prêmios de até R$ 31,2 milhões, com prazos de submissão até fevereiro de 2025. O webinário ocorreu na sexta-feira, 6 de dezembro, e está disponível no canal do MEC no YouTube. “A gente pede muito para que todas as redes de ensino e escolas se apropriem desse edital, leiam todas as instruções e façam valer esse direito do acesso ao fomento para a educação científica”, apontou a coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Farias. “Precisamos produzir, cada vez mais, ciência dentro da educação básica, porque o processo de aprendizagem se torna muito mais rico. Com as feiras, mostras e olimpíadas, os estudantes podem experienciar a aventura e o sabor que é aprender fazendo ciência e produzindo pesquisas no território.” A chamada para apoio às olimpíadas científicas em áreas como matemática, biologia e robótica tem um orçamento inicial de R$ 10,2 milhões, podendo ser ampliado por parcerias. A iniciativa contempla três linhas de apoio: olimpíadas nacionais, olimpíadas nacionais em suas primeiras edições e olimpíada internacional a ser realizada no Brasil. Já a chamada pública voltada para o apoio a feiras e mostras científicas, em níveis municipal, estadual, distrital e nacional, conta com um aporte inicial de R$ 6,9 milhões, com previsão de alcançar R$ 20 milhões. A chamada está dividida em quatro linhas de abrangência: municipal; estadual ou distrital; nacional; e escolas em tempo integral em municípios com até 100 mil habitantes. O webinário faz parte do Programa de Popularização da Ciência (Pop Ciência), do MCTI, em parceria com os Programas Escola em Tempo Integral e Escola das Adolescências, do MEC. O objetivo é estimular a reflexão crítica e promover o conhecimento científico nas escolas de todo o país, com foco em áreas de vulnerabilidade socioeconômica e instituições com estudantes em situação de privação de liberdade. O encontro contou com a presença de representantes do MEC, do MCTI, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Fórum Nacional de Coordenadores de Feiras e Mostras Científicas. Participantes puderam entender as diretrizes das chamadas e aprender como inscrever projetos. Educação científica – As olimpíadas científicas foram criadas em 2002 e são expandidas continuamente desde então. Matemática, biologia, robótica, história e meio ambiente são algumas das temáticas abrangidas. Por meio delas, a competição estimula a resolução de problemas teóricos e práticos, além da realização de experimentos e debates relevantes para a sociedade. Já as chamadas de apoio a feiras e mostras científicas, criadas em 2009, promovem a reflexão crítica, a curiosidade e o raciocínio científico, a inovação e a percepção de temas fundamentais para a humanidade. Os eventos englobam desde a educação infantil até o ensino médio, trabalhando competências fundamentais para o desenvolvimento pleno e a formação para a cidadania. Fonte: MEC https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/dezembro/mec-e-mcti-orientam-programa-pop-ciencia