Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Subcomissão tratará do tema do financiamento educacional

Todas as notícias Categorias

08/12/2015 Undime

Subcomissão tratará do tema do financiamento educacional

A Comissão de Educação aprovou, em 24 de novembro, o Requerimento 133/2015 para criação de subcomissão permanente destinada a discutir e propor alternativas para o financiamento da educação básica no Brasil.

Para a senadora Fátima Bezerra, autora do pedido, o Plano Nacional de Educação apresenta o desafio de atingir 10% do PIB para financiamento da área em 2024. Atualmente esse percentual é de 6%.

Fátima ressalta que mesmo a garantia de 50% do Fundo Social do pré-sal e a destinação de 75% dos royalties do petróleo à educação não serão suficientes para atingir os 10%. -Essa subcomissão vai pensar e propor iniciativas concretas de novas fontes de financiamento para a educação. Por exemplo: por que não destinar uma parte de uma nova CPMF para a educação? Por que não destinar uma parte de um imposto sobre as grandes fortunas para a educação? - indaga a senadora.

Para Fátima, é preciso dar passos seguros para que se tenha orçamento e financiamento suficientes para implementar a agenda do PNE, que ela considera "a mais ousada, importante e estratégica para o presente e o futuro do Brasil".

A subcomissão será composta por sete membros titulares e sete suplentes e aguarda designação de data para instalação.

Autor: Jornal Senado

http://zip.net/bbsvQg


Parceria institucional