Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime cumpre agenda com reuniões no FNDE e Inep

Todas as notícias Categorias

09/10/2019 Undime

Undime cumpre agenda com reuniões no FNDE e Inep

Aproveitando a agenda de compromissos em Brasília, a diretoria executiva da Undime agendou reuniões com dirigentes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No início da tarde da última terça-feira (8), o presidente da Undime Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal Educação de Sud Mennucci (SP); o vice-presidente, Marcelo Ferreira da Costa, Dirigente de Goiânia (GO); e os presidentes regionais - Raimundo Nonato Vilarins, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Caracaraí (RR), pelo Norte; Alessio Costa Lima, DME de Alto Santo (CE), pelo Nordeste; Silvio Aparecido Fidelis, DME de Várzea Grande (MT), pelo Centro-Oeste; Vilmar Lugão de Britto, DME de Jeronimo Monteiro (ES), pelo Sudeste; e Patrícia Lueders, DME de Blumenau (SC), pelo Sul - se reuniram com o presidente do FNDE, Rodrigo Sérgio Dias.

Os representantes apresentaram as principais demandas dos municípios, entre elas, o aperfeiçoamento das funcionalidades do Plano de Ações Articuladas (PAR) e liberação de recursos para obras paralisadas.

No caso do PAR, a demanda da Undime é para que o sistema de bloqueio atualmente utilizado, seja feito de maneira parcial, específico e pontual para cada tipo de ação em que o município apresente inconsistências, inadimplências e/ou em descumprimentos com as exigências requeridas. A Undime solicitou ainda liberação de recursos específicos para repactuação e conclusão das obras paralisadas e aquisição de equipamentos.

Na ocasião, o presidente da Undime entregou ao presidente do FNDE carta com as principais demandas da instituição. O documento fala ainda sobre três posicionamentos da instituição: a carta do 17º Fórum Nacional; o posicionamento intitulado “Colaboração e Autonomia”; e o posicionamento em defesa da primeira infância.

A agenda do Inep aconteceu no fim da tarde com a Diretoria de Avaliação da Educação Básica (Daeb). Os representantes da Undime foram recebidos pelo diretor Carlos Roberto Pinto de Souza.

O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, e demais representantes manifestaram descontentamento quanto à participação dos municípios no processo de interlocução do Saeb. “É preciso fortalecer o regime de colaboração com o Inep, tal qual vem sendo praticado com o Ministério da Educação. O Inep precisa estar mais próximo dos municípios, sobretudo no que diz respeito às avaliações educacionais, visto que a grande maioria das escolas avaliadas pertence às redes municipais”.

Para o presidente da Undime Região Nordeste, Alessio Costa Lima, a parceria com o Inep tem de acontecer antes da avaliação, durante o processo e, sobretudo, na comunicação dos resultados.

Conforme falado na reunião, a aplicação dos instrumentos do Saeb terá início no dia 21 de outubro e vai estender por três semanas. 

Fonte/Fotos: Undime


Parceria institucional