09/07/2024 Undime
Plataforma apresenta informações oficiais dos 56 indicadores do PNE, de 2014 a 2023. Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento das Metas também está disponível
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atualizou, na última sexta-feira, 5 de julho, o Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE). A plataforma interativa apresenta informações oficiais dos 56 indicadores de monitoramento do PNE, de 2014 a 2023. Por meio de gráficos e tabelas, é possível observar os dados de forma geral e desagregada (por região, unidades da Federação, municípios e perfis socioeconômicos) relacionados às 20 metas estabelecidas pelo PNE.
As informações servem como base para gestores educacionais, organizações da sociedade civil, pesquisadores e imprensa, no sentido de promover a transparência e subsidiar a formulação de políticas embasadas em evidências. Os indicadores abrangem diversas dimensões educacionais, como acesso, permanência, qualidade, equidade e valorização dos profissionais da educação.
Relatório – O Inep lançou, no dia 27 de junho, o Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE. O documento é organizado em 20 capítulos, cada um relacionado a uma meta e seus indicadores. Análises detalhadas com desagregação e estratificações dos resultados fornecem um retrato mais completo das repercussões do PNE nos sistemas educacionais.
O Instituto publica relatórios bienais com o objetivo de dar transparência ao processo de evolução do plano. Além disso, o Inep é responsável pelos estudos que analisam as políticas e estratégias implementadas pelo plano, os quais são publicados nos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais.
PNE – O Plano Nacional de Educação estabelece 20 metas com o objetivo de orientar, no período de dez anos (contados a partir da sua instituição em 2014), a atuação dos sistemas educacionais do país, do nível básico ao superior. Os objetivos do plano atual (2014-2024) são direcionados à garantia do direito à educação de qualidade, assegurando o acesso e a universalidade do ensino obrigatório, bem como a ampliação das oportunidades educacionais em todos os níveis de ensino. O documento também elenca metas voltadas à redução das desigualdades, à promoção da diversidade, à valorização dos profissionais da educação e à ampliação do investimento em educação.
Acesse o Painel de Monitoramento do PNE
Acesse o Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE
Assista à live de lançamento Relatório na íntegra
Saiba mais sobre o monitoramento do PNE
Fonte: Inep
Plataforma apresenta informações oficiais dos 56 indicadores do PNE, de 2014 a 2023. Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento das Metas também está disponível O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) atualizou, na última sexta-feira, 5 de julho, o Painel de Monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE). A plataforma interativa apresenta informações oficiais dos 56 indicadores de monitoramento do PNE, de 2014 a 2023. Por meio de gráficos e tabelas, é possível observar os dados de forma geral e desagregada (por região, unidades da Federação, municípios e perfis socioeconômicos) relacionados às 20 metas estabelecidas pelo PNE. As informações servem como base para gestores educacionais, organizações da sociedade civil, pesquisadores e imprensa, no sentido de promover a transparência e subsidiar a formulação de políticas embasadas em evidências. Os indicadores abrangem diversas dimensões educacionais, como acesso, permanência, qualidade, equidade e valorização dos profissionais da educação. Relatório – O Inep lançou, no dia 27 de junho, o Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNE. O documento é organizado em 20 capítulos, cada um relacionado a uma meta e seus indicadores. Análises detalhadas com desagregação e estratificações dos resultados fornecem um retrato mais completo das repercussões do PNE nos sistemas educacionais. O Instituto publica relatórios bienais com o objetivo de dar transparência ao processo de evolução do plano. Além disso, o Inep é responsável pelos estudos que analisam as políticas e estratégias implementadas pelo plano, os quais são publicados nos Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais. PNE – O Plano Nacional de Educação estabelece 20 metas com o objetivo de orientar, no período de dez anos (contados a partir da sua instituição em 2014), a atuação dos sistemas educacionais do país, do nível básico ao superior. Os objetivos do plano atual (2014-2024) são direcionados à garantia do direito à educação de qualidade, assegurando o acesso e a universalidade do ensino obrigatório, bem como a ampliação das oportunidades educacionais em todos os níveis de ensino. O documento também elenca metas voltadas à redução das desigualdades, à promoção da diversidade, à valorização dos profissionais da educação e à ampliação do investimento em educação. Acesse o Painel de Monitoramento do PNEAcesse o Relatório do 5º Ciclo de Monitoramento das Metas do PNEAssista à live de lançamento Relatório na íntegraSaiba mais sobre o monitoramento do PNE Fonte: Inep https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/estudos-educacionais/pne-inep-atualiza-painel-de-monitoramento