Você está aqui: Página Inicial > Notícia > 16º Fórum Nacional > Melhorar sempre e com criatividade

Todas as notícias Categorias

08/08/2017 Undime

Melhorar sempre e com criatividade

Dirigentes Municipais de Educação de todo o país se encontram no 16° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação a fim de trocar experiências e avançar em suas localidades

A recepção feita aos dirigentes municipais de educação, já na chegada, no aeroporto de Fortaleza, com uma banda de forró e, depois, no Centro de Eventos do Ceará, com a Orquestra Filarmônica Estrela da Serra, de Croatá (CE), dá o tom ao 16° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação: um evento alegre e repleto de novidades e debates sobre temas essenciais aos dirigentes de todo o país.

“É a primeira vez que participo, o primeiro ano que estou como dirigente municipal de educação e o Fórum é uma grande oportunidade de encontro - porque a gente encontra vários colegas de todos os estados - e de tirar dúvidas específicas, conhecer os programas, ampliar nossos conhecimentos”, declara a dirigente municipal de Mutuípe (BA), Sonia Ferreira dos Santos.

A aquisição de mais conhecimentos, seja para encontrar novas formas de financiamento da educação em um cenário de redução de gastos, sobre os programas do governo federal e das instituições parceiras da União Nacional dos Dirigentes Municipais (Undime) ou mesmo a simples troca de experiências locais sobre como inovar no campo educacional são objetivos comuns aos participantes.

E eles não medem esforços para vir atrás disso. As dirigentes Laci Castelo Branco de Menezes, de Marechal Thaumaturgo (AC), e Ruth Bernardino, de Porto Walter (AC), são bons exemplos de que vale a pena enfrentar distâncias para se informar. Após uma viagem de seus municípios até a cidade de Cruzeiro do Sul, passaram por Manaus para, aí sim, embarcar rumo a Fortaleza. A pergunta que fica é: vale tanto esforço quando o assunto é educação?

“Pra educação não tem distância, pra educação não tem limites, e para melhorar a educação a gente faz o possível e o impossível”, responde Ruth Bernardino.

A intenção presente nas falas de todos dirigentes é levar mais conhecimento para suas regiões a fim de que os alunos possam não apenas sair da escola com as educações básica e fundamental bem apreendidas, mas também para que essas crianças e jovens possam se preparar para o mercado de trabalho, para uma faculdade, para que passem a ter mais qualidade de vida.

“Nós temos a obrigação e o dever de garantir a todos uma educação com qualidade social num momento de dificuldade econômica. Então, esperamos que ouvindo outras experiências possamos nos fortalecer para o que nos espera em cada um dos nossos municípios”, conclui o dirigente municipal de Morrinhos (CE), Francisco Cavalcante Abreu.

O 16° Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação acontece de hoje até o próximo dia 11. Saiba mais aqui.

As fotos do evento estão no álbum do evento no Facebook.

(Laci Castelo Branco de Menezes, dirigente de Marechal Thaumaturgo (AC)

(Ruth Bernardino, DME de Porto Walter/ AC)

(dirigente municipal de Mutuípe (BA), Sonia Ferreira dos Santos)


Parceria institucional