Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime-RN realiza concurso de Desenho e Escrita para escolas públicas

Todas as notícias Categorias

08/06/2018 Undime

Undime-RN realiza concurso de Desenho e Escrita para escolas públicas


A União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime-RN) promove, pela primeira vez, o Concurso de Desenho e Escrita.  A iniciativa busca estimular mais de 800 mil alunos, de cerca de 5 mil escolas públicas municipais e estaduais de todas as cidades potiguares, a desenvolverem e aperfeiçoarem habilidades dentro e fora das salas de aulas.

O concurso é promovido pela Undime/ RN, em parceria com entidades públicas e privadas, buscando mobilizar dirigentes municipais, diretores, professores, alunos e pais para debaterem o tema central da iniciativa, que nesta primeira edição é “Educação e direitos humanos: Compromisso de todos!”.  

A presidente da Undime/ RN, professora Jeane Dantas, reforça que o objetivo é incentivar a reflexão e o debate nos ambientes educacionais das instituições de ensino do estado, despertando o interesse dos estudantes pelos assuntos ligados à educação, direitos humanos e cidadania. “Queremos, com esta ideia, reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas da Educação Básica no Rio Grande do Norte, valorizando o papel dos profissionais como agentes fundamentais no processo formativo dos nossos alunos. O concurso vai possibilitar, ainda, conhecer e estimular novas práticas pedagógicas. Queremos saber mais sobre as atividades dentro da sala de aula”, afirma a dirigente municipal.

Categorias

A iniciativa contemplará quatro categorias: 

1º ao 5º ano do ensino fundamental: Categoria Desenho; 

6º ao 7º ano do ensino fundamental: Categoria Conto; 

8º ao 9º ano do ensino fundamental: Categoria Artigo de Opinião 

Educação Jovens e Adultos (EJA): Categoria Poema.


Etapas

Dividido em três etapas, a primeira delas acontecerá nas escolas, responsáveis pela seleção interna dos trabalhos, em cada uma das categorias. Na sequência, as Secretarias Municipais definirão os trabalhos que concorrerão na etapa estadual. A seleção final ficará a cargo da Undime, que avaliará os trabalhos até o dia 30 de setembro.

Para participar as escolas precisam se mobilizar junto às Secretarias. O edital e subsídios estão disponíveis no site do concurso.

O resultado será divulgado até o dia 30 de novembro de 2018. Serão premiados os três melhores trabalhos em cada categoria, sem distinção de posição, como categorias trabalhos do tipo “Desenho” e “Escrita”, por gênero textual. As premiações incluem tablets, livros, medalhas e certificados. 

Sobre a iniciativa

O Concurso de Desenho e Escrita é uma iniciativa da Undime-RN e conta com parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef-Brasil); União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/ RN); Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) - Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão/Assu; FTD Educação; Café Santa Clara; Ágili Software; Núcleo de Desenvolvimento Social (NDS); e Seja Digital.

Para entender mais sobre as regras do concurso, assista o tutorial no YouTube

Fonte: Undime/ RN / Edição: Undime

https://bit.ly/2JCKtVM

 

 


Parceria institucional