08/06/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Undime participa de reunião no MEC para discutir piso salarial de professores da educação básica

Na tarde da última terça-feira (5), em Brasília (DF), o presidente da Undime/ SP, Luís Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci, participou da 3ª reunião do Grupo de Trabalho temporário para acompanhamento progressivo do valor do piso salarial nacional para professores do magistério na educação básica.

O encontro, realizado como parte das ações conduzidas pelo Fórum Permanente do Ministério da Educação (MEC), promoveu uma nova rodada de debates a respeito do CAQi (Custo Aluno-Qualidade Inicial) e CAQ (Custo Aluno-Qualidade) e das experiências vigentes nos estados para promoção da valorização de docentes e consequente qualificação do ensino no país.

Na ocasião, o representante da Undime reforçou a necessidade de encontrar novas fontes de receita e aplicação de investimentos para viabilizar o resgate da educação básica e destacou o caráter transformador do ensino, inclusive como ferramenta de inclusão social.

Ao lado de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o prefessor apontou a melhoria dos processos de arrecadação e a equalização dos recursos atualmente disponíveis como formas de reformulação das políticas de remuneração dos profissionais do magistério.

O presidente da Undime/ SP destacou ainda a necessidade de ampliar o processo democrático com escolas e prefeituras e a continuidade a projetos já iniciados como frentes de trabalho para conduzir as discussões da matéria.

A próxima reunião do GTT está agendada para o próximo dia 9 de julho.

Texto: Undime / Fotos: Undime

Todas as notícias Todas as categorias