Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Ainda dá tempo de se inscrever no Fórum Regional Sudeste da Undime

Todas as notícias Categorias

08/05/2024 Undime

Ainda dá tempo de se inscrever no Fórum Regional Sudeste da Undime

Evento será realizado dias 16 e 17 de maio em São Paulo; podem participar Dirigentes Municipais de Educação de todas as regiões do país

 

 

A cidade de São Paulo/SP vai sediar o Fórum da Undime Regional Sudeste. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de maio de 2024 e a expectativa é receber cerca de 500 participantes, entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias e prefeitos dos municípios do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Serão dois dias de imersão em temas estruturantes da educação pública por meio de conferências, mesas-redondas, que vão proporcionar um ambiente aberto para o diálogo e a troca de experiências visando a melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino.

O evento contará também com um espaço de exposição, no qual os participantes terão a oportunidade de conhecer iniciativas de institutos e fundações parceiras da Undime e produtos e tecnologias de empresas credenciadas a expor no local. Haverá ainda atendimento governamental do Ministério da Educação (MEC), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), além de oficinas sobre as políticas e programas federais sobre Prestação de Contas, Educação Infantil, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Anos Finais do Ensino Fundamental , Educação Digital, Fundeb e Condicionalidades do VAAR.

Dentre os assuntos que serão tratados, estão a “Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados”, com João César da Fonseca Neto, coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica no MEC; Caíque Bellato, articulador CAEd na implementação e execução da Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do MEC. Já a mediação será de  Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, presidente da seccional de São Paulo e da Região Sudeste.

O “Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada”, será tema de palestra de Fábio Pereira Bravin, coordenador-geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação no INEP, e mediação de Vilmar Lugão de Britto, Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro /ES, presidente da seccional do Espírito Santo.

A “Nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021): o que o gestor precisa saber”,  representa um dos principais temas de interesse de Dirigentes Municipais de Educação e técnicos das secretarias. A palestra será minisatrada por Tatiana Camarão, diretora de relações institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA) e mediada por Osório Luis Figueiredo de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu/RJ, presidente da seccional do Rio de Janeiro e vice-presidente da Região Sudeste.

“Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser”, será um debate que irá contar com a participação de Aline Zero Soares, coordenadora de projetos de Educação Integral em Tempo Integral no MEC; Márcio Sobral, chefe do Núcleo de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção na Controladoria-Geral da União; Marcos Antonio Fari Junior, professor de Educação Física e mestre em educação; Maria Lúcia Voto, gerente de Gestão do Instituto Ayrton Senna. A mediação será feita por Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE e presidente nacional da Undime.

A implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena", será pauta de uma mesa-redonda que contatrá com a participação de Valquiria Santos Silva, coordenadora-geral de Formação Continuada para as Relações Étnico-Raciais e a Educação Escolar Quilombola no MEC;  Beatriz Soares Benedito, analista de políticas públicas no Instituto Alana e Alessandra Benedito, vice-presidente de Equidade Racial na Fundação Lemann. A mediação será feita por Clélia Mara Santos, Dirigente Municipal de Educação de Araraquara/SP e representante da Undime na Comissão Nacional para a Educação das Relações Étnico-Raciais.

O monitoramento dos planos decenais e memorial de gestão, também está na pauta do Fórum da Região Sudeste. O debate será com Maria Selma Rocha, Diretora de Articulação com os Sistemas de Ensino, Planos Decenais e Valorização dos Profissionais da Educação no MEC; Alessandra Santos de Assis, coordenadora-geral do Sistema de Educação no MEC e mediação de Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, presidente da seccional de São Paulo e da Região Sudeste.

O tema “Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR”, tem sido um dos que mais têm despertado interesse das gestões da educação e vai estar presente no Fórum no debate que terá a participação de  Valdoir Pedro Wathier, diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica no MEC; Adolfo Samuel de Oliveira, coordenador- geral de Estudos Educacionais no INEP;  Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE e presidente nacional da Undime e Bruno Lopes Correia, secretário adjunto de Educação do Município de São Paulo.

“Os desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar”, serão tratados na mesa-redonda com a presença de com Ana dal Fabbro, coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação da Educação Básica no MEC e André Luiz da Cunha, líder da estratégia de assessoria técnica às redes para a implementação do complemento à BNCC sobre computação na Fundação Telefônica Vivo. A mediação será realizada por Osório Luis Figueiredo de Souza, Dirigente Municipal de Educação de Cachoeiras de Macacu/RJ, presidente da seccional do Rio de Janeiro e vice-presidente da Região Sudeste.

Os desafios das adolescências e juventudes no processo de Escolarização, também estão na programação do Fórum. O debate será conduzido por Tereza Farias, coordenadora-geral de Ensino Fundamental do MEC e Patrícia Mota Guedes, superintendente do Itaú Social. Com mediação de Ednamar Aparecida da Silva Cardoso Assunção, Dirigente Municipal de Educação de Moema/MG, presidente da seccional de Minas Gerais.

 

Como participar?

Para participar do Fórum, o município deve estar adimplente com a seccional da Undime (ano de referência 2023) e acessar o site do evento https://forunsregionais.undime.org.br/regional-sudeste.  Caso não consiga realizar a inscrição, entre em contato com a seccional da Undime em seu estado, clique aqui.

A programação completa do evento está disponível no site https://forunsregionais.undime.org.br/regional-sudeste.

O investimento para participar é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por pessoa, que deverá ser pago via boleto bancário. Caso algum município de outra região deseje participar do Fórum do Sudeste, é necessário solicitar a participação por meio do e-mail: forunsnacionais@undime.org.br 

 

Serviço

Fórum Regional Sudeste
Data: 16 e 17 de maio de 2024
Local: Auditório Uninove - Campus Vergueiro. Rua Vergueiro, 235/249 - Liberdade, São Paulo - SP, 01525-000
Inscrições: https://forunsregionais.undime.org.br/regional-sudeste 

 

 


Parceria institucional