08/05/2024 Undime
Evento reuniu especialistas de diversas áreas educacionais que discutiram temas atuais no âmbito estadual
Com cerca de 600 participantes e o tema “ Educação em Goiás: planejando a nova década“, a Undime Goiás realizou, nos dias 18 e 19 de abril, o Fórum Estadual Extraordinário de 2024, em Caldas Novas/GO. Foram dois dias de palestras, debates e muita troca de experiências entre os dirigentes municipais de educação e suas equipes técnicas. Durante o evento aconteceram, ainda, atendimentos presenciais com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Na abertura oficial do evento, a diretoria executiva nacional da Undime foi representada pelo presidente da Região Centro-Oeste, Leonardo Santa Cecília, Dirigente Municipal de Educação de Catalão/GO.
Durante os dois dias de evento os participantes puderam discutir vários temas em meio a palestras, mesas redondas e painéis. A apresentação, no primeiro dia, sobre políticas públicas para a educação em Goiás, com o painel sobre os avanços do regime de colaboração no Estado, teve grande aceitação dos participantes. Ainda no mesmo dia, foi ministrada uma palestra com abordagem sobre a educação inclusiva com a psicóloga e pesquisadora Dora Lorch. Para encerrar as atividades, foi apresentado um painel sobre a Lei do Fundeb, com foco no VAAR e os desafios para a implementação e cumprimento das condicionalidades.
O segundo dia do evento começou com música e movimento com a apresentação do educador musical, Marcelo Serralva. Ainda durante a manhã, os participantes puderam acompamhar um debate sobre o Plano Nacional de Educação com o recorte para o monitoramento dos planos municipais de educação e as perspectivas para elaboração dos novos PME. Já no período da tarde, a sala de aula do futuro e as competências para a vida foram os temas em pauta. Para finalizar a jornada de conhecimento proporcionada pelo Fórum, a coordenadora de projetos de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação, Aline Zero, apresentou os desafios para implementação da política de educação integral nos municípios com o tema “Escola de Tempo Integral: Tempos e Espaços Ampliando a Aprendizagem”.
Fonte: Undime Goiás com adaptações
Evento reuniu especialistas de diversas áreas educacionais que discutiram temas atuais no âmbito estadual Com cerca de 600 participantes e o tema “ Educação em Goiás: planejando a nova década“, a Undime Goiás realizou, nos dias 18 e 19 de abril, o Fórum Estadual Extraordinário de 2024, em Caldas Novas/GO. Foram dois dias de palestras, debates e muita troca de experiências entre os dirigentes municipais de educação e suas equipes técnicas. Durante o evento aconteceram, ainda, atendimentos presenciais com técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na abertura oficial do evento, a diretoria executiva nacional da Undime foi representada pelo presidente da Região Centro-Oeste, Leonardo Santa Cecília, Dirigente Municipal de Educação de Catalão/GO. Durante os dois dias de evento os participantes puderam discutir vários temas em meio a palestras, mesas redondas e painéis. A apresentação, no primeiro dia, sobre políticas públicas para a educação em Goiás, com o painel sobre os avanços do regime de colaboração no Estado, teve grande aceitação dos participantes. Ainda no mesmo dia, foi ministrada uma palestra com abordagem sobre a educação inclusiva com a psicóloga e pesquisadora Dora Lorch. Para encerrar as atividades, foi apresentado um painel sobre a Lei do Fundeb, com foco no VAAR e os desafios para a implementação e cumprimento das condicionalidades. O segundo dia do evento começou com música e movimento com a apresentação do educador musical, Marcelo Serralva. Ainda durante a manhã, os participantes puderam acompamhar um debate sobre o Plano Nacional de Educação com o recorte para o monitoramento dos planos municipais de educação e as perspectivas para elaboração dos novos PME. Já no período da tarde, a sala de aula do futuro e as competências para a vida foram os temas em pauta. Para finalizar a jornada de conhecimento proporcionada pelo Fórum, a coordenadora de projetos de Educação Integral e Tempo Integral do Ministério da Educação, Aline Zero, apresentou os desafios para implementação da política de educação integral nos municípios com o tema “Escola de Tempo Integral: Tempos e Espaços Ampliando a Aprendizagem”. Fonte: Undime Goiás com adaptações