Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > Undime Amazonas promove Fórum Estadual nos dias 28 e 29 de maio

Todas as notícias Categorias

08/05/2019 Undime

Undime Amazonas promove Fórum Estadual nos dias 28 e 29 de maio

A partir do tema "Os desafios de promover Regime de Colaboração e implementar políticas públicas nos municípios amazonenses", a Undime Amazonas realiza nos dias 28 e 29 de maio o Fórum Estadual Ordinário da Seccional. O evento será na capital Manaus e pretende reunir 200 participantes.

Os interessados em participar já podem se inscrever. Segundo informações da Seccional, o convite e as fichas de inscrição foram encaminhadas às secretarias de educação, prefeituras, conselhos de educação e fóruns estaduais. Basta preencher a ficha de inscrição e enviar para o endereço eletrônico undime-am@gmail.com. Aqueles que não receberam o email com o convite e a ficha podem solicitar à Seccional.

As inscrições são gratuitas para os Dirigentes Municipais de Educação, um assessor do Conviva Educação e um articulador da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) por município e para prefeitos. Para demais assessores e técnicos das Secretarias Municipais de Educação que queiram participar, a taxa de inscrição é de R$ 50 por pessoa. Qualquer outra instituição paga o valor de R$ 100 por pessoa.

Programação

A programação do Fórum já está definida. No dia 28, as atividades começam com a palestra sobre a implementação da BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com foco na formação de professores, que será ministrada pela professora Cleuza Repulho, representante da Fundação Lemann. Na sequência, será apresentado o cronograma de formação para implementação do Referencial Curricular Amazonense.

Ainda pela manhã a Busca Ativa, estratégia oferecida gratuitamente aos estados e municípios com o objetivo de combater a exclusão escolar e desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Undime, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), será apresentada aos participantes.

A tarde do primeiro dia será dedicada a duas palestras. Uma sobre captação de recursos, ministrada pelo representante do Instituto Natura, Paulo Lira; e outra sobre o regime de colaboração na formação de professores com a participação de representantes das Universidades Federal e Estadual do Amazonas.

Na manhã do dia 29 será realizado o processo eleitoral, pois é na etapa estadual que as seccionais devem eleger, para os próximos dois anos, a nova diretoria executiva, o conselho fiscal e os membros que irão compor o colégio eleitoral, junto aos respectivos suplentes. Todo esse processo deve ser realizado antes do Fórum Nacional, pois o colégio eleitoral será responsável pela escolha da nova diretoria executiva para o biênio 2019-2021.

Para os articuladores municipais do Conviva haverá uma oficina sobre gestão orçamentária e financeira. Ao longo do dia estarão em discussão assuntos como Educação Conectada e aplicação do Plano Municipal de Educação, avaliação, monitoramento e prestação de contas.

Fórum Estadual Ordinário da Undime Amazonas
Data: 28 e 29 de maio de 2019
Local: Centro de Formação Profissional do Magistério (Cepan). Rua Waldomiro Lustoza, 250. Japiim 2 - Manaus/AM
Programação: https://undime.org.br/uploads/documentos/phpsodEKV_5cd32c0adb011.pdf 
Informações: (92) 3632-1905, (92) 9 9281-5135, (92) 9 8151-1378

Fonte: Undime


Parceria institucional