Você está aqui: Página Inicial > Notícia > EcoAtivos: projeto propõe reflexões a educadores sobre sustentabilidade e consumo consciente

Todas as notícias Categorias

08/03/2018 Undime

EcoAtivos: projeto propõe reflexões a educadores sobre sustentabilidade e consumo consciente

Escolas e professores têm papel fundamental na construção de um novo pensamento ambiental

Criar uma cultura de sustentabilidade local e incentivar a liderança socioambiental de estudantes é o objetivo do EcoAtivos, nova iniciativa do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana. O projeto busca conscientizar e ampliar o conhecimento de professores, diretores, gestores e comunidade escolar em geral, para a adoção de hábitos e atitudes mais sustentáveis. Ao longo de 2018 serão realizadas formações presenciais e online para cerca de 2.000 professores e 500 coordenadores pedagógicos, de 500 escolas públicas de Ensino Fundamental I, em sete cidades do país: Belém (PA), Brasília (DF), Canoas (RS), Novo Hamburgo (RS), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS).

O EcoAtivos surge da participação, em 2015, do Criança e Consumo no edital do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), ligado ao Programa de Estilos de Vida e Educação Sustentáveis, com o propósito de fortalecer a comunidade escolar para o despertar de uma nova cultura de sustentabilidade regional, a partir de temas relacionados ao consumo sustentável, ao meio ambiente e às mudanças climáticas.

“O EcoAtivos estimula estilos de vida saudáveis e sustentáveis, incentivando crianças a se tornarem agentes de transformação. As formações pretendem impactar os professores e coordenadores pedagógicos, apoiando-os com conhecimento e metodologias participativas que tragam oportunidades de disseminação dessas boas práticas”, diz Mônica Borba, coordenadora geral e pedagógica do EcoAtivos.

Para Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Criança e Consumo, a problemática ambiental está relacionada a diversos fatores, inclusive o estímulo ao consumismo desde a infância. “O EcoAtivos, em parceria com as secretarias de educação de estados e municípios que receberão o projeto, busca sensibilizar toda a comunidade escolar para as mudanças que o meio ambiente vem sofrendo, bem como o desenvolvimento de soluções pautadas em políticas públicas e documentos internacionais”.

Para conhecer um pouco sobre o EcoAtivos, acesse: https://ecoativos.org.br/ 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Instituto Alana


Parceria institucional