Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Interior do Brasil é destaque na Olimpíada de Matemática

Todas as notícias Categorias

02/12/2015 Undime

Interior do Brasil é destaque na Olimpíada de Matemática

A 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) vai premiar 500 alunos de várias regiões do País com medalhas de ouro, 1,5 mil estudantes com medalhas de prata e 4,5 mil com medalhas de bronze. Outros 42 mil alunos serão agraciados com menção honrosa pelo desempenho nas provas.

Um total de 889 mil alunos participou da segunda fase da Olimpíada. Os medalhistas vão participar do Programa de Iniciação Científica e terão direito a bolsas de estudo. A Obmep também premia professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacaram pelo sucesso dos alunos. A lista de estudantes premiados foi divulgada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) na última sexta-feira (27).

Interior

O diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, afirmou que as instituições de ensino do interior do Brasil apresentaram excelente desempenho durante a competição. O IMPA é a entidade responsável pela realização das Olimpíadas de Matemática. A instituição é uma unidade de ensino e pesquisa qualificada como organização social na esfera do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Com 10 mil habitantes, o município de Conceição dos Ouros, em Minas Gerais, faturou quatro medalhas de ouro, sendo que três vencedores são alunos da Escola Estadual João Ribeiro de Carvalho. Ainda no Estado, três ouros foram conquistados por estudantes da Escola Municipal Professor Doriol Beato, no município de Conselheiro Lafaiete.

Outro caso de sucesso está em Cocal dos Alves, pequeno município ao norte do Piauí. É de lá que vem o professor Antonio Cardoso do Amaral, premiado na Obmep 2015 por conta da preparação realizada junto a alunos da Escola Estadual Agostinho Brandão.

Para o diretor do IMPA, é fundamental reconhecer a dedicação e o empenho dos educadores na formação dos jovens. "Sabemos que, por trás dessas histórias de sucesso, há sempre um professor motivado, dedicado, que vai além dos seus deveres no ensino da Matemática", elogiou.

Viana fez questão frisar que um desempenho positivo na competição pode resultar em mais oportunidades para os estudantes. Os medalhistas são convidados a integrarem o Programa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e da Capes. Ao alcançarem a faculdade, eles recebem uma bolsa, independentemente do curso escolhido, para estudar matemática. O programa pode, inclusive, viabilizar uma bolsa para mestrado.

Autor: Portal Brasil

http://zip.net/bbsvq7


Parceria institucional