Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Pibid e Residência convocam Secretarias de Educação para habilitação das escolas até o dia 11 de junho

Todas as notícias Categorias

07/06/2018 Undime

Pibid e Residência convocam Secretarias de Educação para habilitação das escolas até o dia 11 de junho

Secretarias estaduais e municipais de educação têm até o próximo dia 11 de junho para manifestar interesse em aderir aos programas de fomento à formação de professores da educação básica. Para participar, é preciso acessar a Plataforma Freire e informar o aceite das normas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica. Além disso, devem usar a ferramenta para habilitar as escolas que poderão abrigar os projetos de iniciação à docência ou de residência pedagógica a serem desenvolvidos em articulação com as instituições de ensino superior (IES), selecionadas por edital.


As IES selecionadas definiram em suas propostas quais seriam os componentes curriculares a serem trabalhados e informaram quais os municípios com os quais pretendem se articular para a implementação desses projetos. Dessa forma, para que as redes confirmem sua participação nos programas, as secretarias que possuem escolas nos municípios indicados nas propostas das IES devem acessar a Plataforma Freire e realizar os procedimentos necessários para habilitar suas escolas.

Está disponível na página dos programas – Pibid e Programa de Residência Pedagógica – o manual de orientações para as secretarias. O documento contém a descrição dos procedimentos a serem realizados no sistema. Também será disponibilizada a lista de componentes, municípios e IES para facilitar o trabalho de articulação desta etapa do edital.

Educação básica
Com o objetivo de promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, o Pibid estimula a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada do docente. Os selecionados serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Já o Programa de Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado por meio da imersão do licenciando – que já esteja na segunda metade do curso – em uma escola de educação básica. A imersão deve contemplar, entre outras ações, regência de sala de aula e intervenção pedagógica.

Assim como no Pibid, cada selecionado será acompanhado por um professor da escola com experiência na mesma área de ensino do licenciando e por um docente de instituição de educação superior. Além de assegurar a continuidade do Pibid, os editais propõem o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a valorização dos cursos de licenciatura.


O programa Residência Pedagógica foi instituído em 2018 pela Portaria nº 38/2018. A finalidade da iniciativa é apoiar instituições de ensino superior na implementação de projetos inovadores que estimulem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica.

Leia também:
Colaboração entre CAPES, Estados e Municípios será a base do Pibid e da Residência Docente, diz novo regulamento

Fonte: Capes

https://bit.ly/2KQ0On5

 


Parceria institucional