Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > Busca Ativa Escolar – Plataforma para a busca ativa de crianças fora da escola

Todas as notícias Categorias

30/05/2017 Undime

Busca Ativa Escolar – Plataforma para a busca ativa de crianças fora da escola

Busca Ativa Escolar é uma plataforma que contribui para que os municípios combatam a exclusão escolar. Seu objetivo é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados contam com dados concretos que possibilitam planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

Como todas as soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Instituto TIM, Busca Ativa Escolar é um software livre.

A plataforma foi desenvolvida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), e está alinhada aos objetivos da iniciativa global Fora da Escola Não Pode!, do Unicef.

Saiba mais sobre o projeto Busca Ativa Escolar
Visite o site da iniciativa e faça a adesão do seu município
Conheça a mobilização global Fora da Escola Não Pode, do Unicef


Como funciona

Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas de uma Prefeitura – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma.

Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes que não têm acesso a dispositivos móveis.

O sistema mobiliza a rede de profissionais do setor público que já atua em campo (assistentes sociais, agentes de saúde, conselheiros tutelares etc.), que são responsáveis pela primeira etapa da busca ativa, a emissão do alerta − que identifica a criança fora da escola e o motivo pelo qual isso acontece. O alerta é registrado no sistema por meio de SMS, aplicativo ou da interface web e vai para o supervisor institucional, que o transforma em um caso.

Cada caso é atribuído a um técnico verificador, dependendo da categoria do alerta − há 16: falta de transporte escolar, violência na escola, preconceito ou discriminação racial, trabalho infantil etc. O técnico verificador vai a campo e coleta informações sobre a criança e sua família (endereço, histórico escolar, renda da família etc.). Com base nesses dados, ele elabora uma Análise Técnica. O caso retorna ao supervisor institucional, que consolida as etapas anteriores e indica o que deve ser feito para (re)matricular a criança na escola. Ela será acompanhada durante todo o ano letivo, para garantir sua permanência na sala de aula.

Tecnologias

O software é constituído por uma API REST que integra três componentes: o painel, que é a principal interface da plataforma, o aplicativo híbrido (para Android e iOS) e a página de envio de alertas. A API também interage com o serviço de envios de SMS.

  • API REST: Linguagem PHP utilizando framework Laravel, banco de dados MariaDB e o indexador Elastic Search
  • Painel: Linguagens JavOaScript, HTML e CSS utilizando frameworks AngularJS, Twitter Bootstrap e Bootstrap Material Design
  • Aplicativo: Linguagens JavaScript, HTML e CSS utilizando frameworks Ionic 2, AngularJS2 e Apache Cordova
  • Página de envio de alertas: Linguagens JavaScript, HTML e CSS utilizando frameworks AngularJS e Twitter Bootstrap

Todas essas tecnologias são livres.

Acesso ao código

Busca Ativa Escolar é um software livre (Licença AGPL v3). Programadores e desenvolvedores podem acessar o código-fonte, utilizar e alterar a ferramenta da forma que quiserem, com o fim que quiserem, gratuitamente.

Os códigos-fonte podem ser consultados no GitHub:

Fonte: Instintuto TIM

https://goo.gl/afbd19 


Parceria institucional