Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Seccionais da Undime na Paraíba, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Tocantins realizam fóruns estaduais e elegem nova diretoria

Todas as notícias Categorias

07/04/2017 Undime

Seccionais da Undime na Paraíba, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Tocantins realizam fóruns estaduais e elegem nova diretoria

Até o momento 16 seccionais da Undime já realizaram seus fóruns estaduais e elegeram os membros para compor as novas diretorias executivas referentes ao biênio 2017/ 2019. Esta semana as seccionais da Undime na Paraíba, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Tocantins realizaram os fóruns entre os dias 4 e 6 de abril.

Os fóruns estaduais ordinários, além de um momento destinado ao debate das políticas públicas, programas e projetos voltados à educação pública municipal é um momento que antecede o Fórum Nacional da Undime. Conforme prevê o estatuto da instituição, em todos os estados deve ser realizada a eleição para a nova diretoria executiva estadual, conselho fiscal e membros que irão compor o colégio eleitoral, junto aos respectivos suplentes.

Confira os detalhes dos fóruns ocorridos essa semana:

Paraíba

Nesta terça-feira, 4 de abril, a Undime Paraíba realizou o Fórum Estadual Ordinário para as eleições da diretoria executiva e do colegiado da seccional referente ao biênio 2017-2019. O evento aconteceu no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande (PB), e contou com a presença de 110 participantes. Desta vez, o fórum era exclusivo para dirigentes municipais de educação. Entre os assuntos abordados estava o financiamento para educação municipal, cuja palestra foi ministrada pelo professor Carlos Eduardo Sanches, especialista do Conviva Educação. O presidente da Undime Rio Grande do Sul e DME de Rio Grande/ RS, André Lemes, também participou do fórum e falou sobre a Undime e suas principais ações. Na ocasião, a DME de Campina Grande, Iolanda Barbosa da Silva, foi reeleita presidenta da Undime Paraíba.

Espírito Santo

A 12ª edição do Fórum Estadual Ordinário da Undime Espírito Santo aconteceu nos dias 4 e 5 de abril, no auditório da Fecomércio, em Vitória (ES). Cerca de 130 pessoas participaram do evento que reuniu dirigentes municipais de educação, técnicos das secretarias de educação, convidados e educadores em geral. A partir do tema "O papel do Dirigente Municipal de Educação frente à implementação das políticas educacionais" foram debatidos assuntos como: Base Nacional Comum Curricular; memorial de gestão; Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Plano de Ações Articuladas (PAR). Técnicos do FNDE estiveram presentes e realizaram atendimento aos municípios. Na oportunidade, o Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro (ES), Vilmar Lugão de Britto, foi eleito presidente da seccional Espírito Santo para o biênio 2017-2019.

Rio Grande do Norte

Nos dias 5 e 6 de abril, a Undime RN realizou o 16º Fórum Estadual de Educação do Rio Grande do Norte. O evento reuniu cerca de 220 participantes, entre dirigentes municipais de educação e técnicos das secretarias de educação. O fórum aconteceu na capital Natal (RN) e o tema que norteou as discussões foi: "Os desafios da gestão municipal e implementação das políticas educacionais". Técnicos do Ministério da Educação estavam presentes e realizaram atendimento institucional para esclarecer as dúvidas relacionadas às redes de assistência aos Planos de Carreira. A equipe do Conviva Educação também esteve presente e realizou atendimento aos participantes. Além disso, o Unicef participou do fórum e apresentou a campanha Fora da Escola Não Pode e o projeto de Busca Ativa Escolar. A Dirigente Municipal de Educação de Ipanguaçu (RN), Jeane Dantas dos Santos Bezerra, foi reeleita para o cargo de presidenta da Undime RN.

Minas Gerais

Em Minas Gerais o Fórum aconteceu nos dias 4, 5 e 6 de abril, em Belo Horizonte (MG). A 25ª edição do evento contou com a presença de aproximadamente 650 participantes, entre dirigentes de educação, técnicos, educadores e convidados. O objetivo principal foi discutir as atualidades da Educação Municipal através do sistema de cooperação entre União, estados e municípios. O presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Alto Santo (CE), Alessio Costa Lima, e o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/ MEC), Rossieli Soares da Silva, estiveram presentes. Na oportunidade, houve eleição da nova diretoria executiva da seccional para o biênio 2017/ 2019. A presidenta eleita é a Dirigente Municipal de Educação de Oliveira (MG), Andrea Pereira da Silva.

(Foto: Wagner Café)

(Foto: Wagner Café)

(Foto: Wagner Café)

(Foto: Wagner Café)

Tocantins

Também nos dias 4, 5 e 6 de abril a Undime Tocantins realizou a 10ª edição do Fórum Estadual. A partir do tema “Gestão da educação: regime de colaboração como inovação e mudança”, o evento reuniu mais de 300 participantes, na capital Palmas (TO), no auditório da Associação Tocantinense de Municípios. Participaram dirigentes municipais de educação, prefeitos, vereadores, técnicos das secretarias de educação, diretores de escolas, coordenadores pedagógicos, professores, membros de conselhos e demais profissionais. A presidenta da Undime Paraíba e Dirigente Municipal de Educação de Campina Grande (PB), Iolanda Barbosa da Silva, participou do fórum e ministrou uma palestra sobre regime de colaboração. Além disso, houve eleição para a nova diretoria executiva da Undime TO. O Dirigente Municipal de Educação de Palmeirópolis (TO), professor Bartolomeu Moura Junior, foi eleito presidente da seccional.

Para saber mais sobre os fóruns estaduais da Undime, clique aqui.

Fonte: Undime

(Atauliazada em 10/04/2017, às 12h12)


Parceria institucional