Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > MEC inicia ciclo de seminários sobre educação digital

Todas as notícias Categorias

07/03/2024 Undime

MEC inicia ciclo de seminários sobre educação digital

Até junho, especialistas debaterão “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”. Atividades começarão na quinta-feira (7)

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realizará uma série de seis seminários e seis oficinas com o tema “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”. O objetivo é disseminar as boas práticas adotadas pelas redes de ensino, bem como discutir caminhos para implementação dos referenciais curriculares existentes.  

O ciclo de seminários e oficinas começará na quinta-feira, 7 de março, com o seminário “Histórico da Educação Digital: experiências internacionais e caminhos para a implementação”. O encontro ocorrerá das 15h às 17h (horário de Brasília), no auditório da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília (DF). Os interessados em participar de forma presencial devem fazer a inscrição por meio de formulário. Aqueles que desejarem participar remotamente não precisam se inscrever, basta acompanhar o evento pelo canal do MEC no YouTube 

O seminário de abertura será formado por dois painéis, que irão introduzir a ideia geral do ciclo e dialogar sobre a história de construção dos referenciais curriculares para a educação digital no Brasil. O evento apresentará, ainda, exemplos de experiências internacionais que já têm sistematizações consistentes na implementação de educação digital nos currículos, assim como perspectivas de representantes das redes de ensino sobre caminhos para a implementação.  

Ciclo  O ciclo de seminários e oficinas é promovido pela SEB e ocorrerá de março a junho de 2024. Os eventos contarão com duas vias de trabalho, sendo uma on-line (de caráter informativo) e outra colaborativa (para a construção de caminhos de implementação da educação digital nos currículos das redes de ensino). Isso será feito em parceria com técnicos das áreas de tecnologia, currículo, avaliação, formação de professores e materiais didáticos das secretarias de educação.  

Os seminários e as oficinas contarão com especialistas, pesquisadores, professores e gestores das redes de diferentes regiões do Brasil. Eles vão discutir, dialogar e apresentar contribuições a serem sistematizadas para orientar as redes de ensino na implementação do eixo de educação digital escolar, da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e da Computação na Educação Básica (BNCC Computação), que complementa a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  

As oficinas serão organizadas em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) nos encontros regionais. A programação do ciclo está disponível na página da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec). 

Serviço 

Seminário de abertura do ciclo de seminários e oficinas em educação digital “Histórico da Educação Digital: experiências internacionais e caminhos para a implementação”    

Data: 7 de março de 2024 (quinta-feira) 
Horário: das 15h às 17h (horário de Brasília) 
Local: Auditório da Capes 
Endereço: Setor Bancário Norte, Q 2, Edifício Capes, Lote 6, Asa Norte 
Transmissão:Canal oficial do MEC no YouTube e canal Conviva Educação (Plataforma Conviva da Undime)   

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/mec-inicia-ciclo-de-seminarios-sobre-educacao-digital 

 


Parceria institucional