Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Educação que protege: Undime marca presença no Seminário que debateu o enfrentamento das violências nas escolas

Todas as notícias Categorias

06/02/2025 Undime

Educação que protege: Undime marca presença no Seminário que debateu o enfrentamento das violências nas escolas

 O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), teve o objetivo de promover o diálogo sobre as próximas etapas de implementação de políticas públicas sobre o tema

 

A Undime participou, nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, do Seminário "Escola que Protege: Balanço e Perspectivas", representada pelo presidente nacional Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE; pela presidente da Região Nordeste e Undime/SE, Josevanda Franco; pela presidente da Região Sul e Undime/RS, Maristela Guasselli; e pela coordenadora institucional, Maria Edineide de Almeida Batista.

O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), teve o objetivo de apresentar o balanço das ações realizadas até o momento pelo governo federal no enfrentamento das violências nas escolas e promover o diálogo sobre as próximas etapas de implementação de políticas públicas sobre o tema.

O programa Escola que Protege é uma iniciativa do MEC que visa promover a formação continuada de profissionais da educação, fomentar a construção de planos de enfrentamento à violência e respostas a emergências, além de assessorar as redes de ensino em casos de ataques de violência extrema, e oferecer formações temáticas para os profissionais da educação, orientar na elaboração de planos de prevenção e resposta, e promover a cultura de paz e a convivência democrática.

A iniciativa também busca fornecer apoio psicossocial às comunidades escolares afetadas pela violência, incentivando práticas de acolhimento e respeito à diversidade, e fomenta a criação e a manutenção de espaços de participação estudantil e assembleias. Essas e outras formas de engajamento da comunidade são essenciais para a identificação precoce de situações de risco e para o desenvolvimento de soluções colaborativas para o enfrentamento da violência.

Alessio Costa Lima representou a instituição na mesa de abertura e destacou a importância e necessidade do Programa na perspectiva de apoiar as escolas e redes de ensino na prevenção e enfrentamentos das violências nas escolas, haja vista o seu papel e a sua função essencialmente formativa e educativa.

"É fundamental esse apoio às escolas porque, na maioria das vezes, elas não sabem como lidar com as situações de violência que chegam no cotidiano e precisam ser apoiadas no sentido de como lidar e como fazer esse enfrentamento. Mas acima de tudo, a escola pela sua essência de instituição formadora e educadora precisa ser apoiada na questão da prevenção", afirmou Alessio.

A mesa de abertura do evento também contou com a presença de Leonardo Barchini, secretário executivo do MEC; Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC); Lílian Cintra de Melo, secretaria de Direitos Digitais do Ministério da Justiça e Segurança Pública; Janine Mello, secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC); Cleonice Cleusa Koserski, secretária adjunta da Educação do Rio Grande do Norte, representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); e Marlova Noleto, representando a Unesco Brasil.

A Undime também foi representada pela presidente da Região Nordeste e seccional de Sergipe, Josevanda Franco, na mesa-redonda "Prevenção e resposta rápida em caso de violência extrema". "Ou a gente constrói pontes de articulação e de intersetorialidade que verdadeiramente possam subsidiar a escola e que ela possa se reconhecer dentro do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, ou então vamos continuar isolados e agindo somente quando há um problema", ponderou Josevanda.

 

 

 

 

 

Fonte e fotos: Undime


Parceria institucional