05/09/2025 Undime
Órgão consultivo tem como missão assessorar e propor iniciativas voltadas à formulação e ao fortalecimento de políticas públicas de popularização da ciência e da tecnologia no Brasil
Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI)
A Undime participou, nos dias 3 e 4 de setembro, da 3ª Reunião Ordinária do Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia (Comitê Pop), realizada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A instituição foi representada por Anderlúcia Castro, presidente da Undime Goiás e Dirigente Municipal de Educação de Anicuns/GO.
O Comitê Pop é um órgão consultivo que tem como missão assessorar o MCTI e propor iniciativas voltadas à formulação e ao fortalecimento de políticas públicas de popularização da ciência e da tecnologia no Brasil. O grupo reúne representantes do governo, instituições científicas, movimentos estudantis, entidades sindicais e setores da sociedade civil, entre eles a Undime, com o objetivo de estimular a cultura científica e reduzir desigualdades sociais por meio do acesso ao conhecimento.
Durante a reunião, foram debatidas iniciativas estratégicas para o fortalecimento da ciência e a ampliação de políticas públicas para o setor. Um dos principais pontos foi a apresentação do Pacote de Entregas Pop Ciência 2025, que reúne ações voltadas à popularização da ciência em todo o país, com recursos destinados à implementação descentralizada das atividades do Programa Nacional de Popularização da Ciência. Entre as iniciativas destacadas estão os Programas Olímpicos Nacionais, os Clubes de Ciência, a Comunicação Pública da Ciência, além de feiras, museus e centros de ciência, e a criação de Redes Estaduais com Planos de Popularização da Ciência.
Outro destaque foi a apresentação do programa Política com Ciência, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A iniciativa prevê o apoio à criação de redes de pesquisa cooperativas, ao desenvolvimento e avaliação de políticas públicas nacionais e à difusão da ciência como ferramenta de enfrentamento das desigualdades sociais.
Também foram detalhadas as Diretrizes por Tema, que incluem uma chamada pública para o fomento de feiras de ciências permanentes e a criação de redes estaduais de popularização da ciência, integrando ações como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, as Olimpíadas Científicas e diferentes mostras científicas.
A Undime tem assento no Comitê Pop Ciência, representada pela presidente da seccional Goiás, Anderlúcia Castro; e pela presidente da seccional Maranhão, Karla Nascimento, Dirigente Municipal de Educação de Açailândia/ MA.
Foto: Undime
Fonte: Undime
Órgão consultivo tem como missão assessorar e propor iniciativas voltadas à formulação e ao fortalecimento de políticas públicas de popularização da ciência e da tecnologia no Brasil Foto: Luara Baggi (ASCOM/MCTI) A Undime participou, nos dias 3 e 4 de setembro, da 3ª Reunião Ordinária do Comitê de Popularização da Ciência e Tecnologia (Comitê Pop), realizada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A instituição foi representada por Anderlúcia Castro, presidente da Undime Goiás e Dirigente Municipal de Educação de Anicuns/GO. O Comitê Pop é um órgão consultivo que tem como missão assessorar o MCTI e propor iniciativas voltadas à formulação e ao fortalecimento de políticas públicas de popularização da ciência e da tecnologia no Brasil. O grupo reúne representantes do governo, instituições científicas, movimentos estudantis, entidades sindicais e setores da sociedade civil, entre eles a Undime, com o objetivo de estimular a cultura científica e reduzir desigualdades sociais por meio do acesso ao conhecimento. Durante a reunião, foram debatidas iniciativas estratégicas para o fortalecimento da ciência e a ampliação de políticas públicas para o setor. Um dos principais pontos foi a apresentação do Pacote de Entregas Pop Ciência 2025, que reúne ações voltadas à popularização da ciência em todo o país, com recursos destinados à implementação descentralizada das atividades do Programa Nacional de Popularização da Ciência. Entre as iniciativas destacadas estão os Programas Olímpicos Nacionais, os Clubes de Ciência, a Comunicação Pública da Ciência, além de feiras, museus e centros de ciência, e a criação de Redes Estaduais com Planos de Popularização da Ciência. Outro destaque foi a apresentação do programa Política com Ciência, do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A iniciativa prevê o apoio à criação de redes de pesquisa cooperativas, ao desenvolvimento e avaliação de políticas públicas nacionais e à difusão da ciência como ferramenta de enfrentamento das desigualdades sociais. Também foram detalhadas as Diretrizes por Tema, que incluem uma chamada pública para o fomento de feiras de ciências permanentes e a criação de redes estaduais de popularização da ciência, integrando ações como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, as Olimpíadas Científicas e diferentes mostras científicas. A Undime tem assento no Comitê Pop Ciência, representada pela presidente da seccional Goiás, Anderlúcia Castro; e pela presidente da seccional Maranhão, Karla Nascimento, Dirigente Municipal de Educação de Açailândia/ MA. Foto: Undime Fonte: Undime