06/06/2024 Undime
Evento aconteceu nos dias 3 e 4 de junho, em Curitiba/PR
(Foto: Undime)
O Fórum Regional Sul da Undime contou com a participação de cerca de 500 pessoas, entre dirigentes municipais de educação e técnicos, dos municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sulte do país. O evento foi realizado em Curitiba, nos dias 3 e 4 de junho.
Confira as apresentações dos palestrantes que permitiram a divulgação dos materiais:
3 de junho - segunda-feira
Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados
- Alexsandro Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação (clique aqui)
- Caíque Bellato, Doutor e Mestre em Ciências Sociais pelo PPGCIS/PUC-Rio. Articulador CAEd na implementação e execução da Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério de Educação (clique aqui)
O Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada
- Fábio Pereira Bravin, Coordenador-Geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação do Inep (clique aqui)
- Rubens Campos de Lacerda Júnior, Diretor de Avaliação da Educação Básica – do Inep (clique aqui)
Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser
- Aline Zero Soares, Coordenadora de Projetos de Educação Integral em Tempo Integral do Ministério da Educação (clique aqui)
- Audria Constantin, Gerente do Programa Educação Cidadã da Controladoria Geral da União (clique aqui)
- Marcos Antonio Fari Junior, Professor de Educação Física e Mestre em Educação (clique aqui)
- Maria Lúcia Voto, Gerente de Gestão do Instituto Ayrton Senna (clique aqui)
4 de junho - terça-feira
Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena"
- Giane Vargas, Coordenadora de Projetos na Coordenação-Geral de Formação Continuada para Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola do Ministério da Educação (clique aqui)
Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR
- Maria Teresa Gonzaga Alves, Diretora de Estudos Educacionais do Inep (clique aqui)
- Valdoir Pedro Wathier, Diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica do Ministério da Educação (clique aqui)
Os desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar
- Ana dal Fabbro, Coordenadora-Geral de de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do Ministério da Educação (clique aqui)
- Catherine Merchan, Gerente de Estudos e Coalizões da Fundação Telefônica Vivo (clique aqui)
Os desafios das adolescências no processo de escolarização
- Allan Greicon, Consultor da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação (clique aqui)
- Cláudia Varela Sintoni, Gerente de Implementação no Itaú Social (clique aqui)
Fonte: Undime
Evento aconteceu nos dias 3 e 4 de junho, em Curitiba/PR (Foto: Undime) O Fórum Regional Sul da Undime contou com a participação de cerca de 500 pessoas, entre dirigentes municipais de educação e técnicos, dos municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sulte do país. O evento foi realizado em Curitiba, nos dias 3 e 4 de junho. Confira as apresentações dos palestrantes que permitiram a divulgação dos materiais: 3 de junho - segunda-feira Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada: regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades e resultados - Alexsandro Santos, Diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação (clique aqui)- Caíque Bellato, Doutor e Mestre em Ciências Sociais pelo PPGCIS/PUC-Rio. Articulador CAEd na implementação e execução da Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Ministério de Educação (clique aqui) O Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada - Fábio Pereira Bravin, Coordenador-Geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação do Inep (clique aqui)- Rubens Campos de Lacerda Júnior, Diretor de Avaliação da Educação Básica – do Inep (clique aqui) Educação integral, integrada e integradora e as dimensões do ser - Aline Zero Soares, Coordenadora de Projetos de Educação Integral em Tempo Integral do Ministério da Educação (clique aqui)- Audria Constantin, Gerente do Programa Educação Cidadã da Controladoria Geral da União (clique aqui)- Marcos Antonio Fari Junior, Professor de Educação Física e Mestre em Educação (clique aqui)- Maria Lúcia Voto, Gerente de Gestão do Instituto Ayrton Senna (clique aqui) 4 de junho - terça-feira Como implementar as Leis 10.639/03 e 11.645/08 e promover o ensino da "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena"- Giane Vargas, Coordenadora de Projetos na Coordenação-Geral de Formação Continuada para Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola do Ministério da Educação (clique aqui)Gestão democrática, redução das desigualdades educacionais e o VAAR- Maria Teresa Gonzaga Alves, Diretora de Estudos Educacionais do Inep (clique aqui) - Valdoir Pedro Wathier, Diretor de Monitoramento, Avaliação e Manutenção da Educação Básica do Ministério da Educação (clique aqui) Os desafios da implementação das Políticas de Conectividade e de Educação Digital no cotidiano escolar- Ana dal Fabbro, Coordenadora-Geral de de Tecnologia e Inovação da Educação Básica do Ministério da Educação (clique aqui)- Catherine Merchan, Gerente de Estudos e Coalizões da Fundação Telefônica Vivo (clique aqui) Os desafios das adolescências no processo de escolarização- Allan Greicon, Consultor da Coordenação-Geral de Ensino Fundamental do Ministério da Educação (clique aqui)- Cláudia Varela Sintoni, Gerente de Implementação no Itaú Social (clique aqui) Fonte: Undime