05/10/2024 Undime
Alessio Costa Lima falou sobre os desafios da educação para os próximos mandatos e reforçou a importância de os novos prefeitos e prefeitas terem secretários de educação com perfil técnico
O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, participou na quarta-feira, 2 de outubro, do programa Painel Eletrônico, transmitido pelos canais de Rádio e TV da Câmara dos Deputados e também pelo Youtube.
Alessio falou sobre sobre o papel dos gestores municipais na formulação políticas públicas para a educação, as responsabilidades e desafios que os gestores municipais do setor deverão enfrentar com o início dos novos governos, em 2025, haja vista que quatro em cada dez matrículas da educação básica estão nas redes municipais, de acordo com o Censo Escolar de 2023.
Em sua fala, o presidente da Undime reforçou que os novos prefeitos e prefeitas devem selecionar secretários com perfil técnico e não por critérios políticos, para conduzir a pasta da Educação. “Que sejam educadores e que estejam preparados para gerir os 25% de arrecadação da educação, buscando melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido nas redes municipais de ensino”, apontou.
Durante o programa, também foram ouvidos representantes da área da Saúde com a participação do presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, secretário municipal de Saúde de Pirenópolis/GO, que elencou o financiamento e a falta de profissionais como desafios da Saúde.
O debate foi composto ainda por André Camilo, diretor jurídico da União dos Vereadores do Brasil, que ressaltou que os interessados no cargo de vereador devem ter, pelo menos, uma escolaridade que permita a condução de debates sobre as questões locais, mas que não há exigência de formação específica ou conhecimento prévio para ocupar uma cadeira nos parlamentos municipais. André apontou cinco funções principais dos vereadores: legislar, fiscalizar, administrar, julgar e auxiliar o Poder Executivo local.
O programa Painel Eletrônico vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 8h (horário de Brasília) e faz parte da grade de programação da Rádio e TV Câmara com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.
Confira aqui a íntegra desta edição: https://www.youtube.com/live/rkob203Lh90
Fonte: Undime (com informações da Rádio Câmara)
Alessio Costa Lima falou sobre os desafios da educação para os próximos mandatos e reforçou a importância de os novos prefeitos e prefeitas terem secretários de educação com perfil técnico O presidente da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, participou na quarta-feira, 2 de outubro, do programa Painel Eletrônico, transmitido pelos canais de Rádio e TV da Câmara dos Deputados e também pelo Youtube. Alessio falou sobre sobre o papel dos gestores municipais na formulação políticas públicas para a educação, as responsabilidades e desafios que os gestores municipais do setor deverão enfrentar com o início dos novos governos, em 2025, haja vista que quatro em cada dez matrículas da educação básica estão nas redes municipais, de acordo com o Censo Escolar de 2023. Em sua fala, o presidente da Undime reforçou que os novos prefeitos e prefeitas devem selecionar secretários com perfil técnico e não por critérios políticos, para conduzir a pasta da Educação. “Que sejam educadores e que estejam preparados para gerir os 25% de arrecadação da educação, buscando melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido nas redes municipais de ensino”, apontou. Durante o programa, também foram ouvidos representantes da área da Saúde com a participação do presidente do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, secretário municipal de Saúde de Pirenópolis/GO, que elencou o financiamento e a falta de profissionais como desafios da Saúde. O debate foi composto ainda por André Camilo, diretor jurídico da União dos Vereadores do Brasil, que ressaltou que os interessados no cargo de vereador devem ter, pelo menos, uma escolaridade que permita a condução de debates sobre as questões locais, mas que não há exigência de formação específica ou conhecimento prévio para ocupar uma cadeira nos parlamentos municipais. André apontou cinco funções principais dos vereadores: legislar, fiscalizar, administrar, julgar e auxiliar o Poder Executivo local. O programa Painel Eletrônico vai ao ar, ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 8h (horário de Brasília) e faz parte da grade de programação da Rádio e TV Câmara com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana. Confira aqui a íntegra desta edição: https://www.youtube.com/live/rkob203Lh90 Fonte: Undime (com informações da Rádio Câmara)