Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Videoconferência debaterá, no dia 15 de setembro, "O brincar na diferença: um olhar para as crianças com deficiência"

Todas as notícias Categorias

05/09/2016 Undime

Videoconferência debaterá, no dia 15 de setembro, "O brincar na diferença: um olhar para as crianças com deficiência"

Brincar é direito de toda criança e, mais do que isso, é a linguagem da infância. As crianças descobrem o mundo – e a si mesmas – quando brincam e, por isso, é tão importante garantirmos que todas elas, inclusive as crianças com deficiência, tenham tempo e espaço adequados para se expressarem livremente, a partir de suas próprias necessidades.

Para aprofundar essa visão, o 7º encontro da série ‘Diálogos do Brincar’ receberá, no dia 15 de setembro, às 19 horas, a especialista em Educação e Inclusão, Meire Cavalcante Barbosa. A iniciativa é correalizada pelo Projeto Território do Brincar e pelo Instituto Alana e, a cada mês, recebe um convidado diferente para tratar sobre temas que tocam a educação, a infância e o brincar.

No encontro de setembro, Meire abordará o tema ‘O brincar na diferença: um olhar para as crianças com deficiência’. A especialista defende que toda criança tem potências e que o desafio dos adultos é enxergá-las; também acredita que materiais do cotidiano são elementos fundamentais para o brincar da criança e sua descoberta do mundo. O encontro será um convite para a reflexão sobre o brincar que vai além da necessidade terapêutica; defenderá o brincar livre, capaz de revelar a potência de cada um.

Com ampla trajetória no poder público, Meire também trará discussões acerca das políticas públicas e sobre como assegurar o direito das crianças com deficiência ao brincar e aos demais direitos que garantem sua participação plena e efetiva na sociedade.

O bate-papo será exibido ao vivo e gratuitamente no dia 15 de setembro, às 19 horas (horário de Brasília). Acompanhe por meio do link: http://www.interrogacaostream.net/territoriodobrincar/ 

Sobre a palestrante

Meire Cavalcante é graduada em Comunicação Social (jornalismo) pela Faculdade Cásper Líbero (São Paulo/SP) e mestre e doutoranda em Educação e Inclusão pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferenças (Leped) da Faculdade de Educação da Unicamp (Campinas/SP). Foi consultora do Ministério da Educação por meio da Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (Unesco) e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), na área da Educação Inclusiva. Atuou como coordenadora geral de projetos de inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) de São Paulo. É pesquisadora, presta assessoria a gestões públicas para a implementação de políticas de educação inclusiva e coordena regionalmente o Fórum Nacional de Educação Inclusiva no Sudeste.

Sobre a série ‘Diálogos do Brincar’

O ‘Diálogos do Brincar’ traz todos os meses, até novembro de 2016, discussões sobre temas que tocam a infância, a educação e o brincar, como inclusão, audiovisual, cultura popular, entre outros. Para saber mais e acompanhar a programação das videoconferências, siga o Território do Brincar no Facebook e no Instagram.

Fonte: Território do Brincar

http://goo.gl/ZSlx6a


Parceria institucional