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05/08/2025 Undime

Educação Integral: resultado final de experiências inspiradoras é publicado

Lista com 739 selecionados foi divulgada pelo Ministério da Educação na segunda-feira (28/7). Indicados integrarão diferentes ações, como mapa de experiências, rede de trocas e caderno de narrativas


O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), publicou, na segunda-feira, 28 de julho, o resultado final da seleção de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral. A relação, com 739 projetos destacados de todos os estados, pode ser acessada por meio da página da seleção. 

Na terça-feira, 29 de julho, o ministério realizou um webinário sobre os próximos passos da seleção (confira aqui). O evento foi transmitido pelos canais no YouTube do MEC e do grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (Teia), vinculado à Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Foram selecionados 25 estados e 714 municípios, sendo 15 capitais. Todas as iniciativas farão parte do mapa interativo de experiências, cujo lançamento está previsto para o mês de outubro. 

Além do mapa, 25 redes terão suas experiências sistematizadas em um caderno de narrativas, que será publicado em dezembro; 75 secretarias participarão da rede de trocas, que vai de março a novembro de 2026; e 127 apresentarão suas práticas na Mostra Nacional de Práticas Inspiradoras de Gestão e de Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, que ocorrerá nos dias 1º e 2 de outubro, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).  

Edital – Realizado em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio do grupo Teia, o edital é uma iniciativa do Programa Escola em Tempo Integral e tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inspiradoras de gestão pública e de projetos pedagógicos de educação integral em tempo integral. 

Escola em Tempo Integral – O programa fomenta a criação de matrículas em tempo integral (igual ou superior a 7h diárias ou 35h semanais) em todas as etapas e as modalidades da educação básica. Essa medida proporciona a ampliação da jornada de tempo na perspectiva da educação integral e a priorização das escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica. O governo federal fornece assistência técnica e financeira considerando propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).   

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2025/julho/resultado-final-de-experiencias-inspiradoras-e-publicado 


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