Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > No Maranhão, mais de 700 pessoas debatem a Base Nacional Comum Curricular

Todas as notícias Categorias

05/08/2016 Undime

No Maranhão, mais de 700 pessoas debatem a Base Nacional Comum Curricular

Com o objetivo de debater e analisar a segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentar contribuições quanto a clareza e a pertinência dos objetivos de aprendizagem de todas as etapas da educação básica, a Comissão Estadual de Mobilização da BNCC no Maranhão, formada por representantes do Consed e da Undime, realizou o seminário no estado. O evento, aconteceu nos dias 1º e 2 de agosto, na capital São Luis (MA) e reuniu mais de 700 educadores, entre professores, estudantes do Ensino Médio, especialistas e representantes de instituições ligadas à educação no estado.

O seminário faz parte de um processo de construção coletiva da Base e, assim como o Maranhão, todos os estados da federação e o Distrito Federal, realizam até o início de agosto seminários para debater o assunto.

A Base representa a proposta de direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da educação básica e está prevista na lei que institui o Plano Nacional de Educação (Lei 13.005/ 2014). De acordo com a legislação, o documento deve ser enviado ao Conselho Nacional de Educação após amplo processo de consulta pública. Na primeira versão, o documento recebeu 12 milhões de contribuições por meio do portal da Base, criado pelo Ministério da Educação (MEC).

“Esse é um momento de discussão e aprimoramento dessa segunda versão preliminar. Nesse documento iremos colocar os nossos questionamentos e anseios com foco nos objetivos de aprendizagem, dizer o que achamos que é importante que os estudantes brasileiros aprendam na educação básica”, disse a presidenta da Undime Maranhão e Dirigente Municipal Educação de Serrano do Maranhão (MA), Gorethi Camelo.

Para iniciar os trabalhos de forma mais leve, os participantes contemplaram a apresentação da orquestra filarmônica Erasmo Pereira Neves, do município de Rosário (MA). Em seguida, ainda na plenária geral, aconteceu a palestra com a professora Hilda Micarello, uma das coordenadoras do processo de construção da primeira e da segunda versão do texto preliminar da Base; com o especialista Ítalo Dutra; e o especialista Raph Gomes, do Movimento pela Base. No período da tarde, o documento foi analisado por meio dos trabalhos em grupo.

O produto final de cada um dos seminários será um relatório com a sistematização das contribuições apresentadas à segunda versão do documento. O comitê gestor dessa etapa de discussão da BNCC, formado pelo Consed e pela Undime, será responsável por organizar os 27 relatórios para apresenta-los ao MEC.

Para saber mais sobre os seminários estaduais da Base Nacional Comum Curricular, acesse: http://seminarios.bncc.undime.org.br/ 

Fonte: Undime com informações do portal da Secretaria de Educação do Governo do Maranhão


Parceria institucional