Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Undime na mídia > Diretora de escola pública do Sergipe ganha prêmio Educadores do Brasil

Todas as notícias Categorias

04/12/2015 Undime

Diretora de escola pública do Sergipe ganha prêmio Educadores do Brasil

(Foto: Undime) 

Ações de combate à obesidade, incentivo ao ensino criativo da matemática e agricultura familiar, entre outros projetos, renderam a seis professores o Prêmio Iniciativa Educadores do Brasil, que busca reconhecer e divulgar boas práticas na educação do país. Na categoria Gestão Escolar, a maior premiação, chamada de Referência Brasil, teve como vencedora Maria das Graças Albuquerque Melo, diretora do Centro Educacional Professora Maria das Graças Menezes Moura, escola pública em Itabi (SE). A instituição atende cerca de 500 alunos do ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos.

Além de Maria das Graças, foram premiados, durante cerimônia realizada ontem em Brasília, outros 26 diretores que implantaram projetos inovadores de gestão. Já os seis professores vencedores saíram de uma lista de 30 docentes que também foram reconhecidos nas seis categorias existentes: creche, pré-escola, ciclo de alfabetização, 4º e 5º anos, 6º ao 9º ano e ensino médio. Eles receberam prêmios que totalizam R$ 488 mil. 

Este ano, dois prêmios tradicionais — Prêmio Professores do Brasil e Prêmio Gestão Escolar — se fundiram para formar a Iniciativa Educadores do Brasil. O projeto de reconhecer boas experiências é feito pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em conjunto com o Ministério da Educação (MEC) e com apoio de parceiros, entre eles a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo.

Foram inscritos 11.182 trabalhos de professores e 7.810 escolas no eixo que premia a gestão. A diretora Maria das Graças, citada como referência no país, disse que a administração escolar não pode prescindir de dois ingredientes: participação democrática e parcerias.

— A Secretaria de Educação não consegue resolver tudo, então buscamos parceria com órgãos municipais, como conselho tutelar, centro de referência em assistência social. Além disso, decidimos tudo com gestão democrática. Quando há impasse, vamos para votação — conta a diretora de 49 anos, 18 dos quais dedicados à educação.

O secretário-executivo do MEC, Luiz Cláudio Costa, afirmou que o prêmio representa uma ação importante para valorizar o trabalho do professor, que é peça fundamental na melhoria da educação brasileira.

— Parabéns aos premiados, que representam os dois milhões de professores do nosso país. Este ano tem sido intenso no MEC, mas ficou comprovado que é possível ter um diálogo suprapartidário sobre a educação — disse Costa, em referência aos embates políticos e à crise financeira. 

Veterano do Prêmio Professores do Brasil, Ivan Nunes Gonçalves faturou pela terceira vez o troféu, desta vez com o projeto “Matematicando, tô ligado!”, desenvolvido em uma escola de ensino fundamental de Arroio Grande (RS). A ideia, conta ele, é trazer a matemática para um contexto lúdico:

— Conseguimos atrair a atenção do estudante mesclando a matemática com jogos, brinquedos e até poesia. Nosso índice de aprovação na disciplina, que antes ficava em 35%, chegou a 90%. E isso com conteúdo de verdade, os alunos aprendem mesmo.

Uma portaria que cria o Programa Nacional de Formação e Certificação de Diretores Escolares deve ser publicada pelo MEC hoje no Diário Oficial da União. O texto prevê a realização de convênios com universidades para formar e certificar gestores da educação.

Autor: O Globo

http://zip.net/bfstJX

 


Parceria institucional