Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar seleciona as 15 receitas que concorrem na etapa final

Todas as notícias Categorias

04/12/2015 Undime

Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar seleciona as 15 receitas que concorrem na etapa final

A peneira fica cada vez mais apertada no concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, que busca valorizar o papel das merendeiras e incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar. Agora só restam 15 iguarias na competição – três de cada região brasileira.

Entre os 15 selecionados na etapa regional, o destaque vai para Bahia, Espírito Santo e Pará, cada um com três receitas classificadas para a fase final do concurso. Veja o nome das receitas e das merendeiras selecionadas na edição de hoje do Diário Oficial da União.

No próximo dia 17, em Brasília, essas 15 iguarias serão preparadas e degustadas por um júri que deve apontar a mais saborosa e caprichada de cada região. No dia seguinte, serão divulgadas as cinco vencedoras do certame, que ganharão uma viagem internacional e um prêmio de R$ 5 mil.

Promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o concurso contou com a participação de merendeiras de todo o país. No total, foram inscritas 2.433 receitas. “Além de valorizar o trabalho das merendeiras, o concurso procura reforçar a importância da educação alimentar, algo que pode começar nas escolas e ser disseminado pelos lares de milhões de brasileiros”, afirma o presidente do FNDE, Idilvan Alencar.

O certame marca os 60 anos das primeiras ações do governo federal na área de alimentação escolar. “A educação alimentar e nutricional é um desafio para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). E o concurso busca conscientizar toda a comunidade escolar sobre o tema”, reforça a coordenadora-geral do Pnae, Manuelita Falcão Brito.

Do total de 2.433 receitas inscritas, 1.403 passaram pela fase eliminatória e foram submetidas, na etapa estadual, aos votos de presidentes de conselhos de alimentação escolar e nutricionistas cadastrados no Pnae. As votações apontaram as 123 receitas que seguiram para a fase regional. Para participarem da etapa regional, as merendeiras e merendeiros selecionados descreveram, na página eletrônica do concurso, uma atividade de educação alimentar e nutricional relacionada à sua receita.

Em seguida, os presidentes dos conselhos de alimentação escolar e os nutricionistas cadastrados no FNDE escolheram as três melhores receitas de cada região, utilizando os mesmos critérios da etapa anterior: criatividade, valorização de hábitos locais e a viabilidade da receita no Pnae – possibilidade de replicação da receita no contexto da alimentação escolar. Agora, essas 15 receitas disputam a fase final do concurso, nos dias 17 e 18 de dezembro, em Brasília.

Autor: FNDE

http://zip.net/bnstV4


Parceria institucional