03/11/2025 Undime
Respostas podem ser enviadas até o dia 30 de novembro; questionário pode ser solicitado diretamente a cada seccional

As redes municipais de ensino têm ampliado a oferta de escolas com matrículas de Educação Integral em tempo integral nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), uma etapa decisiva para o desenvolvimento dos adolescentes, buscando a garantia da aprendizagem e o fortalecimento do vínculo escolar.
Nesse contexto, ressalta-se a importância da Lei 14.640/23 que institui o Programa Escola em Tempo Integral, assim como do conceito de Educação Integral estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo propósito é a formação e o desenvolvimento global dos estudantes, compreendendo a complexidade desse desenvolvimento, incluindo tanto a dimensão intelectual (cognitiva) quanto as dimensões científica, cultural, tecnológica e esportiva.
Para compreender melhor esse cenário, a Fundação Lemann e a Undime estão realizando uma pesquisa com dirigentes municipais de educação, visando colaborar na incidência de políticas públicas e que busca:
- Mapear os principais desafios e as estratégias na implementação da educação em tempo integral;
- Identificar boas práticas e arranjos locais;
- Levantar percepções de gestores sobre fatores que facilitam ou dificultam o processo;
- Produzir recomendações práticas que orientem o aprimoramento dessa política.
O tempo estimado para preenchimento do questionário é de aproximadamente 20 minutos e não exige o levantamento de informações adicionais; é necessário apenas manter a página aberta até a finalização do preenchimento. As respostas podem ser enviadas até o dia 30 de novembro.
As informações coletadas terão uso exclusivo para fins de pesquisa e os resultados serão apresentados de maneira agrupada, sem identificação individual dos respondentes.
Como participar
Como o estudo é voltado exclusivamente para as Secretarias Municipais de Educação, o questionário pode ser solicitado diretamente à seccional da Undime em cada estado. Caso não tenha o contato, clique no link: http://undime.org.br/seccionais/.
Fonte: Undime
Respostas podem ser enviadas até o dia 30 de novembro; questionário pode ser solicitado diretamente a cada seccional As redes municipais de ensino têm ampliado a oferta de escolas com matrículas de Educação Integral em tempo integral nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), uma etapa decisiva para o desenvolvimento dos adolescentes, buscando a garantia da aprendizagem e o fortalecimento do vínculo escolar. Nesse contexto, ressalta-se a importância da Lei 14.640/23 que institui o Programa Escola em Tempo Integral, assim como do conceito de Educação Integral estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujo propósito é a formação e o desenvolvimento global dos estudantes, compreendendo a complexidade desse desenvolvimento, incluindo tanto a dimensão intelectual (cognitiva) quanto as dimensões científica, cultural, tecnológica e esportiva. Para compreender melhor esse cenário, a Fundação Lemann e a Undime estão realizando uma pesquisa com dirigentes municipais de educação, visando colaborar na incidência de políticas públicas e que busca: - Mapear os principais desafios e as estratégias na implementação da educação em tempo integral;- Identificar boas práticas e arranjos locais;- Levantar percepções de gestores sobre fatores que facilitam ou dificultam o processo;- Produzir recomendações práticas que orientem o aprimoramento dessa política. O tempo estimado para preenchimento do questionário é de aproximadamente 20 minutos e não exige o levantamento de informações adicionais; é necessário apenas manter a página aberta até a finalização do preenchimento. As respostas podem ser enviadas até o dia 30 de novembro. As informações coletadas terão uso exclusivo para fins de pesquisa e os resultados serão apresentados de maneira agrupada, sem identificação individual dos respondentes. Como participar Como o estudo é voltado exclusivamente para as Secretarias Municipais de Educação, o questionário pode ser solicitado diretamente à seccional da Undime em cada estado. Caso não tenha o contato, clique no link: http://undime.org.br/seccionais/. Fonte: Undime