03/07/2018 Undime

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Inep passa a divulgar microdados das três últimas edições do Encceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) passa a ter seus microdados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Nesta terça-feira, 3, foram disponibilizados no Portal do Inep, de forma inédita, os microdados das edições de 2014, 2015 e 2016 do exame.

A iniciativa cumpre a missão de desenvolver e disseminar informações educacionais. A divulgação de microdados dos exames, avaliações, estatísticas e indicadores educacionais produzidos pelo Inep permite o acesso a informações específicas e a produção de análises mais aprofundadas por parte de pesquisadores, jornalistas e gestores públicos.

O material disponível no Portal do Inep referente ao Encceja reúne, além dos dados em si, um dicionário, os gabaritos, um “Leia-me” com orientações gerais sobre como usar e citar microdados, documentos técnicos, matrizes de referência, inputs e questionários.

Encceja 2014 – Nessa edição houve provas e questionário socioeconômico no Brasil e no exterior. Apesar da aplicação ter contemplado participantes privados de liberdade (PPL) no exterior, esses dados não serão divulgados, a fim de preservar a identificação pessoal dos estudantes. Os microdados do Encceja 2014 abrangem, portanto, três aplicações: Encceja Nacional Regular – exame aplicado no Brasil a jovens sem restrição de liberdade; Encceja Exterior Regular – aplicado no exterior a jovens sem restrição de liberdade; e Encceja Nacional PPL – exame aplicado no Brasil a pessoas privadas de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas

Encceja 2015 e 2016 – Nessas edições, as provas e o questionário socioeconômico foram aplicados apenas no exterior. Os microdados contemplam a aplicação do Encceja Exterior Regular. Não foram consideradas as informações dos participantes enquadrados na categoria PPL.

Encceja – Criado em 2002, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é voltado para a verificação e o reconhecimento das aprendizagens de jovens e adultos brasileiros, em níveis correspondentes à conclusão do ensino fundamental e médio, residentes no Brasil e no exterior.

A política de certificação em outros países visa apoiar os emigrantes com dificuldades de acesso a outros sistemas educacionais ou na legalização de seus diplomas no Brasil. Os objetivos principais são construir uma referência nacional para jovens e adultos por meio de avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos em processo escolar ou extraescolar; estruturar uma avaliação direcionada a jovens e adultos que sirva às secretarias de educação, a fim de estabelecer o processo de certificação dos participantes, em nível de conclusão do ensino fundamental, por meio da utilização dos resultados do exame, de acordo com a legislação vigente; oferecer uma avaliação para fins de correção do fluxo escolar; construir, consolidar e divulgar seus resultados para serem utilizados na melhoria da qualidade na oferta da Educação de Jovens e Adultos e no processo de certificação; possibilitar a constituição de parâmetros para autoavaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mundo do trabalho; e possibilitar o desenvolvimento de estudos e indicadores sobre educação brasileira.

Clique aqui para acessar os microdados referentes às edições de 2014, 2015 e 2016 do Encceja.

Fonte: MEC

https://bit.ly/2KI8ZFr

 

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