Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Começou a Semana de Ação Mundial 2019!

Todas as notícias Categorias

03/06/2019 Undime

Começou a Semana de Ação Mundial 2019!

De 2 a 9 de junho, 190 mil pessoas estarão em movimento pela educação brasileira!

A Semana de Ação Mundial começou! Do dia 2 até o próximo domingo (9) todo o país estará mobilizado em atividades relacionadas ao tema “Educação: já tenho um plano! Precisamos falar sobre o PNE”. A iniciativa busca colocar no centro do debate o (des)cumprimento do Plano Nacional de Educação em seu 5º ano de vigência.

Com isso em mente, mais de 190 mil pessoas serão mobilizadas a partir dos materiais que foram enviados aos mais de 1.200 estudantes, educadores(as), pesquisadores(as) e demais interessados em participar da SAM em 2019 que enviaram seus dados no período de inscrição.

Os materiais estão disponíveis em formato digital neste endereço. Com eles em mãos, os participantes poderão pôr em prática uma série de atividades de mobilização: saraus, audiências públicas, mesas redondas, trabalhos escolares etc., relacionados a qualquer uma das 20 metas do PNE, da Educação Básica ao Ensino Superior, passando por Educação Inclusiva, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.

O PNE em debate: o que dizem os números

Neste ano, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação elaborou um relatório detalhado analisando o andamento dos artigos, metas e estratégias que integram a Lei 13.005/2014, que define o Plano Nacional de Educação válido de 2014 a 2024.

Segundo análise da Campanha, das 20 metas elaboradas para aprimorar a qualidade da educação no país, apenas 4 tiveram avanços parciais. O restante caminha a passos lentos e estão distante do cumprimento.

O relatório, disponível na íntegra neste endereço, foi lançado na ocasião do Seminário Nacional da SAM 2019. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e contou com um painel sobre o PNE e o financiamento da educação brasileira, com falas de Daniel Cara, José Marcelino de Rezende Pinto e Thiago Alves.

O segundo painel realizado no Seminário Nacional tratou do cenário brasileiro diante dos índices internacionais de direitos humanos. Andressa Pellanda realizou o lançamento oficial do Índice de Direito à Educação (RTEI), iniciativa do Fundo Educacional internacional RESULTS, realizada no Brasil em parceria com a Campanha Nacional pelo Direito à Educação.

Fonte: Campanha Nacional pelo Direito à Educação

http://campanha.org.br/semana-de-acao-mundial/comeca-hoje-a-semana-de-acao-mundial-2019/ 


Parceria institucional