Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Sistema de acompanhamento e monitoramento do Novo Mais Educação já está disponível

Todas as notícias Categorias

03/05/2017 Undime

Sistema de acompanhamento e monitoramento do Novo Mais Educação já está disponível


(Foto: Undime)

Segundo a Secretaria de Educação Básica/ MEC, as escolas já podem acessar o sistema de acompanhamento e monitoramento do programa Novo Mais Educação. O MEC é o responsável pelo sistema, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O objetivo do sistema é monitorar a execução do programa nas redes e escolas públicas brasileiras, por meio da análise das ações desenvolvidas. Segundo o MEC, as informações coletadas serão objeto de uma pesquisa que possibilitará o acompanhamento e a avaliação das ações, com o intuito de verificar a efetividade do Programa no que diz respeito ao seu principal objetivo: melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de cinco ou quinze horas semanais no turno e contraturno escolar.

Ainda de acordo com o Ministério, o sistema de monitoramento possibilitará que a escola informe a sua real situação, modificando, se necessário, as informações preenchidas no PDDE Interativo no momento da adesão. Entretanto, as modificações só serão permitidas em caso de redução da quantidade de alunos, da quantidade de turmas e da ampliação da jornada, quando se verificar a impossibilidade de execução do Programa nos termos do Plano de Atendimento inicial. Além disso, as escolas poderão adequar seu Plano de Atendimento no que se refere às atividades de livre escolha, desde que observadas as condições de oferta.

No cadastro das turmas no sistema, segundo o MEC, o quantitativo de 20 estudantes para o acompanhamento pedagógico, e de 30 para as atividades de livre escolha, também foi flexibilizado para 25 e 35 estudantes, respectivamente. No entanto, essa flexibilização não pode implicar no aumento do número de turmas, calculado a partir do número de alunos previstos no Plano de Atendimento inicial, uma vez que o MEC não dispõe de recursos financeiros para custear esse aumento.

Atenção!

Todas as escolas contempladas com os recursos do Novo Mais Educação terão até o dia 26 de maio para cadastrar os mediadores, facilitadores, estudantes e turmas no sistema de monitoramento e acompanhamento e fazer as alterações necessárias. Após essa data, o sistema permanecerá aberto para os registros necessários, tendo em vista o monitoramento do Programa.

O acesso ao sistema deve ser feito por meio do PDDE Interativo. Na aba intitulada "Novo Mais Educação", o usuário deve clicar em “Principal” para visualizar o sistema de monitoramento. Ao clicar nessa aba, será redirecionado ao portal criado pelo Caed. Se não ocorrer o redirecionamento, é preciso desbloquear os pop-ups na barra de endereços (no canto superior direito do portal).

Por enquanto apenas o diretor das escolas e os articuladores têm acesso ao Sistema. Em breve, secretários municipais, estaduais e distrital e os respectivos coordenadores do Programa também terão acesso.
O MEC alerta ainda que os coordenadores municipais, escolhidos pelas secretarias de educação, terão papel fundamental no acompanhamento da implantação do Programa e no monitoramento de sua execução. Por meio do sistema de monitoramento, os coordenadores validarão os relatórios das escolas e coletarão informações para elaborar relatórios globais de atividades, o que permitirá a avaliação do Programa na sua rede.

Informações

Dúvidas relativas ao preenchimento das abas do sistema podem ser sanadas pelo telefone 0800-7273-142 ou pelo endereço eletrônico suportenovomaiseducacao@caed.ufjf.br, ambos do Caed-Digital.

As demais dúvidas poderão ser esclarecidas por meio dos telefones do Programa: (61) 2022-7499, (61) 2022-2228, (61) 2022-9182, (61)2022-9186, (61)2022-9307 ou pelo endereço: novomaiseducacao@mec.gov.br.

Clique aqui para acessar o ofício encaminhado pelo MEC à Undime com as informações completas.

Fonte: Undime com informações do MEC


Parceria institucional