Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Ferramenta de diagnóstico no sistema PDDE Interativo está disponível para todas as escolas públicas de educação básica até 31 de maio

Todas as notícias Categorias

02/05/2022 Undime

Ferramenta de diagnóstico no sistema PDDE Interativo está disponível para todas as escolas públicas de educação básica até 31 de maio

Ferramenta auxilia gestores escolares no processo de gestão e planejamento

(Foto: Freepik)

A ferramenta de diagnóstico do PDDE Interativo está disponível para todas as escolas públicas de educação básica do País no período de 27 de abril a 31 de maio de 2022. A informação é da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

A ferramenta apresenta informações e perguntas-chave que auxiliam as equipes escolares a refletir acerca de próprias realidades, identificar desafios e delinear estratégias que contribuam efetivamente para o aprimoramento do processo educativo. De acordo com o MEC, as perguntas estão organizadas em três eixos:

Eixo 1: Dimensões 1 e 2, relativas aos resultados dos estudantes e da escola.
Eixo 2: Dimensões 3 e 4, com os temas que podem sofrer intervenção direta da escola.
Eixo 3: Dimensões 5 e 6, temas que podem sofrer intervenção parcial ou indireta da escola.

Os conteúdos e as questões presentes na ferramenta relacionados aos temas dos eixos têm por objetivo auxiliar as equipes escolares no processo de análise dos contextos locais. A partir desse exercício, a proposta é identificar as potencialidades e fragilidades presentes em cada realidade e, por consequência, elaborar planejamentos consistentes, adequados às reais necessidades de cada unidade escolar, com direcionamento preciso para a superação das dificuldades observadas.

"O diagnóstico do PDDE Interativo é um instrumento privilegiado de tomada de decisão. Ele também é requisito essencial para a concretização dos repasses federais em 2022", declara o secretário de Educação Básica do MEC, Mauro Rabelo, em ofício enviado à Undime.

As equipes gestoras devem entrar no sistema PDDE Interativo, acessar o módulo “Gestão Escolar”, preencher o “Diagnóstico” e atualizar os “Dados de Unidades”, para validar as informações cadastrais da unidade, cadastrar os membros do “Conselho Escolar” e constituir o “Grupo de Trabalho”. Segundo o MEC, em breve, no site do PDDE Interativo estará disponível um manual com mais informações sobre a ferramenta de diagnóstico.

Fonte: Undime com informações do MEC


Parceria institucional