Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Confira os cinco episódios da Jornada Pedagógica 2026: diálogo com professores

Todas as notícias Categorias

02/02/2026 Undime

Confira os cinco episódios da Jornada Pedagógica 2026: diálogo com professores

Transmissões foram realizadas de 26 a 30 de janeiro, ao vivo pelo canal do Conviva Educação no YouTube; vídeos completos estão disponíveis na galeria da plataforma

 

De 26 a 30 de janeiro, a Undime, por meio do Conviva Educação, realizou, a Jornada Pedagógica 2026: Diálogos com Professores. Foi uma semana com debates sobre temas centrais da educação básica, com participação de especialistas para refletir sobre práticas pedagógicas e desafios contemporâneos.

A Jornada Pedagógica de 2026 apresentou-se como oportunidade estratégica para fortalecer as práticas educativas dos profissionais das escolas públicas. As transmissões aconteceram ao vivo, pelo canal do Conviva Educação no YouTube, sendo gratuitas e abertas ao público. Os vídeos com as íntegras já estão disponíveis na galeria da plataforma e podem ser acessados. Ao todo, os cinco episódios já somam mais 27 mil visualizações.

A programação abordou temas relevantes que refletem as demandas contemporâneas da educação. A semana começou, no dia 26 de janeiro, com um debate sobre "O educador que somos: emoções, escolhas e impactos na sala de aula", enfatizando a importância das emoções e escolhas dos educadores na construção de ambientes de aprendizagem significativos, destacando a formação emocional como elemento fundamental para um clima escolar saudável. O convidado foi Andrei Müzel, pedagogo, especialista em Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e doutor em Psicanálise. O presidente da Undime, Luiz Miguel Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP, teve uma participação na live e deu as boas-vindas ao público. A mediação foi do presidente da Undime Região Nordeste e Undime/RN, Petrúcio de Lima Ferreira, Dirigente Municipal de Educação de Goianinha/RN.

Clique aqui para assistir ao debate do dia 26 de janeiro.

Na terça-feira, 27 de janeiro, a pauta tratou da "Educação Digital e Midiática: currículo, ética e cidadania na era da IA". A ideia foi abordar a crescente presença da tecnologia na educação e a necessidade de integrar a educação digital e midiática no currículo, considerando principalmente o ECA Digital. Participaram: Débora Garofalo, professora e mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Patrícia Blanco, presidente executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta. A mediação foi de Eduardo Ferreira da Silva, Dirigente Municipal de Educação de Canarana/MT e presidente da Undime Região Centro-Oeste.

Clique aqui para assistir ao debate do dia 27 de janeiro.

No dia 28 de janeiro, quarta-feira, o tema foi "O ensino da matemática: práticas integradoras e abordagens interdisciplinares". A proposta foi promover discussões sobre como a Matemática deve ser ensinada de maneira contextualizada e integrada a outras disciplinas, por meio de práticas pedagógicas inovadoras que tornem o aprendizado mais significativo. Participaram: Kátia Smole, diretora do Instituto Reúna; e Tereza Perez, diretora-presidente da Roda Educativa. A vice-presidente da Undime/MG, Juliana de Paula Mendonça, Dirigente Municipal de Educação de Varginha/MG fez a mediação.

Clique aqui para assistir ao debate do dia 28 de janeiro.

Para o quarto dia de jornada, 29 de janeiro, quinta-feira, a "Educação Infantil como prelúdio para a alfabetização" foi o foco do debate que tratou da importância do desenvolvimento infantil, a partir da própria infância, por meio da música, do desenho, da teatralidade, da dança e do brincar, para que as crianças desenvolvam as condições necessárias para a alfabetização. O debate contou com a participação de duas convidadas: Elvira Sousa Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano; e Patrícia Lueders, presidente do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina. A mediação foi de Marcia Baldini, Dirigente Municipal de Educação de Cascavel/PR e presidente da Undime Região Sul.

Clique aqui para assistir ao debate do dia 29 de janeiro.

Para encerrar os debates, na sexta-feira, 30 de janeiro, o tema foi "Prevenção e promoção da cultura de paz no ambiente escolar: proteção, cuidado e pertencimento", que tratou da importância de criar ambientes escolares seguros e acolhedores, fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, abordando questões essenciais para o bem-estar emocional e social dos estudantes. Participaram: Cristiana Berthoud, psicóloga, doutora em Família e Comunidade, Consultora Educacional, Autora e Diretora do Programa AFETO – Aliança entre Famílias e Escolas; e Josevanda Franco, consultora educacional. Anderlúcia de Castro Ferreira, Dirigente Municipal de Educação de Anicuns/GO e presidente da Undime/GO fez a mediação.

Clique aqui para assistir ao debate do dia 30 de janeiro.

Fonte: Undime


Parceria institucional