Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Undime apresenta às seccionais dados da pesquisa sobre oferta de atividades educacionais não presenciais

Todas as notícias Categorias

01/06/2020 Undime

Undime apresenta às seccionais dados da pesquisa sobre oferta de atividades educacionais não presenciais

Ao todo, 3.978 redes municipais responderam à pesquisa

 

A Undime reuniu virtualmente as diretorias das seccionais e membros do Conselho Nacional de Representantes de todos os estados para apresentar o relatório da pesquisa “Desafios das Secretarias de Educação do Brasil na oferta de atividades educacionais não presenciais”, realizada por Undime e Consed, com apoio do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb), Fundação Itaú Social, Fundação Lemann e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

 

O questionário ficou disponível no ambiente virtual, Conviva Educação, entre os dias 27 de abril a 4 de maio de 2020. Ao todo, 3.978 redes municipais responderam à pesquisa (71% do total). O questionário investigou temas como a determinação dos governos em relação à pandemia; estratégias de aprendizagem remota adotadas; planejamento para monitoramento das atividades; principais desafios de implementação do ensino remoto; frentes em que as secretarias mais precisam de apoio, entre outros.

 

Luiz Miguel Martins Garcia, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci (SP), destaca o número significativo de municípios que responderam à pesquisa. “Aproveito para agradecer a mobilização que foi feita para termos tantas respostas, no âmbito da Undime, pelas secretarias executivas e articuladores do Conviva Educação. No que se refere aos resultados, entre vários outros, o que chama a atenção é que a tecnologia precisa fazer parte dos direitos básicos dos alunos. Outro ponto é a necessidade de informações normativas por parte dos municípios. Essa é a pauta do momento e já estamos em diálogo com os conselhos municipais para dar uma atenção a esse pedido dos dirigentes e equipes técnicas". 

 

O relatório foi apresentado por Rafael Camelo, diretor de Avaliação e Planejamento do Plano CDE, que detalhou o perfil das redes municipais respondentes, no Brasil e em cada unidade da federação, com o objetivo de refletir as realidade das redes municipais do país e do estado, neste momento de crise e suspensão das aulas presenciais.

 

A Dirigente Municipal de Educação de Angra dos Reis (RJ) e presidente da Undime Rio de Janeiro, Stella Salomão, acredita que o relatório apresentado será um material para as seccionais se debruçarem e serem mais colaborativas com os municípios e esses com as redes; além de possibilitar que os municípios sejam mais claros e objetivos com os órgãos de controle.

 

“A pesquisa é de extrema importância para a Undime Rondônia, pois, com ela temos uma fotografia da educação básica do estado nas mãos”, diz Vilson Macedo, Dirigente Municipal de Educação de Espigão do Oeste (RO), que também é presidente da Undime Região Norte e Undime Rondônia.

 

Para Vilson, a pesquisa traz dados e números com o objetivo de mostrar a real situação do que foi levantado para mostrar uma realidade e, a partir disso, ver por onde se deve seguir. “Estamos passando pela pior crise social das últimas décadas, isso considerado por muitos líderes e personalidades . Essa pesquisa nos revelou dados importantes como:  80% das famílias do meu estado que têm filhos na escola pública têm acesso a internet, porém 32% têm computador em casa e a maioria acessa a internet  apenas pelo o celular. São dados de extrema importância para o planejamento e organização de nossas redes no sentido de fazer melhor a educação básica em Rondônia”.

 

A pesquisa foi realizada para apoiar o trabalho dos dirigentes e pode ser utilizada como forma de planejamento e desenvolvimento pelas redes diante da situação da pandemia de coronavírus. O debate é de cunho restrito aos membros do Conselho Nacional de Representantes e diretorias executivas das secionais da Undime.

 

Fonte: Undime/ Foto: Reprodução 


Parceria institucional