01/02/2018 Undime

Todas as notícias Categorias

Undime SP debate regime de colaboração na gestão da educação pública

A seccional da Undime em São Paulo realizou nesta quarta-feira, 31 de janeiro, seminário técnico de planejamento e gestão educacional. O evento aconteceu na capital e teve como tema central o regime de colaboração na gestão da educação pública.

A mesa de abertura que tratou do regime de colaboração intergovernamental contou com a presença do presidente da Undime Região Sudeste e Dirigente Municipal de Educação de Jeronimo Monteiro (ES), Vilmar Lugão de Britto, que representou o presidente da Undime, professor Alessio Costa Lima. Estavam presentes também o diretor de programa do Ministério da Educação (MEC), Ektor Passini; o secretário de Estado de SP, José Renato Nalini; a secretária adjunta de Educação de São Paulo, Cleide Bauab Eid Bochixio; o diretor de Educação a Distância da Capes, Carlos Lenuzza; o representante da Coordenação-Geral de Estudos e Pesquisas sobre Valorização dos Profissionais da Educação do MEC, Roberval Angelo Furtado; o diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais do FNDE, Leandro Damy; e a representante do MEC, Marialba Carneiro.

Na ocasião, o presidente da Undime Região Sudeste ressaltou a importância da Undime e dos dirigentes municipais de educação se envolverem no processo de colaboração, condição que está posta na Constituição Federal há 30 anos. Para Vilmar, o regime de colaboração não é uma opção e sim uma condição para que a educação se efetive com qualidade e equidade. "É preciso que pessoas plantem e outras reguem para que possamos colher os frutos de uma educação de qualidade", afirmou ele.

O seminário reuniu 500 participantes, entre dirigentes municipais de educação, assessores e técnicos que, além dos debates envolvendo regime de colaboração intergovernamental e institucional, puderam participar de oficinas técnicas sobre: Plano de Ações Articulação (PAR), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), prestação de contas dos programas MEC, Mais Alfabetização, Novo Mais Educação, Plataforma Freire, Plataforma Integrada, organização para a Implementação da Base Nacional Comum Curricular, Regimento Interno Escolar, Plano de Carreira, organização dos Sistemas Municipais de Ensino e gestão da educação.

Fonte: Undime/ Fotos: Undime SP

Todas as notícias Todas as categorias