Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Dica: Livros sobre Fundeb e Qualidade da Educação

Todas as notícias Categorias

16/11/2007 Undime

Dica: Livros sobre Fundeb e Qualidade da Educação

O Professor João Monlevade, aposentando como docente da UFMT e ex-diretor do SINTEP/MT e da CNTE, hoje consultor no Senado Federal na área da educação, acaba de publicar dois livros.

O primeiro – Para Entender o Fundeb – expõe, em 144 páginas, a tramitação da proposta do Fundo no Congresso Nacional, desde a PEC 112, de 1999, até a Lei nº 11.497, de 2007, revela seus textos e contextos e, numa parte final, descreve os efeitos em cada uma das etapas e das modalidades da educação básica.

O livro é composto de 35 capítulos breves, de fácil leitura, precedidos de um prefácio do Deputado Carlos Abicalil e de uma apresentação do autor.

Para os dirigentes municipais da educação e para os gestores em geral, é ferramenta preciosa não somente para entender os mecanismos do Fundeb como para entender seu alcance na construção de uma rede pública de qualidade, com crescentes recursos financeiros. O preço de capa é R$ 10,00. Compras acima de dez exemplares gozam de 30% de desconto.

Pedidos a idea.editora@hotmail.com ou com Danilo (61-8480-6119).

O segundo, disponível a partir de 10 de novembro, é a contribuição militante de João Monlevade, que já foi, por dois anos, assessor da Undime Nacional, e intitula-se Idéias para Construir a Qualidade da Educação. Assuntos candentes que têm sido tratados em suas palestras “Brasil afora e Brasil adentro” são aprofundados e discutidos neste livro, como subsídio às Conferências Estaduais e à Conferência Nacional da Educação Básica.

Formação inicial e continuada dos profissionais da educação, salários dos educadores, condições de qualidade para a alfabetização das crianças, papel técnico e educativo dos funcionários das escolas, disposição dos tempos e espaços escolares, metodologia da língua estrangeira, o lugar da biblioteca e da internet no currículo, a função crucial dos conselhos escolares e do Projeto Político Pedagógico para promover a verdadeira qualidade da educação, tudo isso é tratado em estilo leve, mas não superficial.

O autor se arrisca também a discutir, no primeiro capítulo, o que vem a ser a qualidade da educação, do ponto de vista sociológico e pedagógico. Como ele mesmo diz, não podemos cair na armadilha do capitalismo, segundo o qual o que é bom é caro e o que é caro deve ser bom. O livro é barato – R$ 5,00 – e só você, depois de lê-lo, poderá emitir um juízo sobre sua qualidade. Vale a pena conferir.

Parceria institucional