06/11/2025 Undime
Para participar, os candidatos devem atender aos requisitos estabelecidos no edital. Inscrições devem ser realizadas exclusivamente no Sistema BNI, até o dia 17 de novembro

As inscrições para o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens (BNI) estão abertas e seguem até o dia 17 de novembro. O Edital nº 170, de 23 de outubro de 2025, tem como objetivo selecionar docentes interessados em contribuir com a elaboração das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas e da Prova Nacional Docente (PND).
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no Sistema BNI. O candidato deverá indicar a área e o perfil para os quais pretende se candidatar, conforme as especificações do edital, além de apresentar a Declaração de Exercício de Atividade Docente do respectivo curso.
Também será necessário anexar, em formato PDF, documentos comprobatórios, como diploma de graduação, termos de compromisso e sigilo, e a tabela de pontuação docente, de acordo com o perfil escolhido (educação básica ou educação superior).
Critérios da seleção - O edital contempla a seleção de docentes de cursos de licenciatura das seguintes áreas: artes visuais, ciências biológicas, ciências naturais, ciências sociais, computação, dança, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (espanhol, inglês, português, português-espanhol e português-inglês), matemática, música, pedagogia, química e teatro, além da área transversal de Formação Geral Docente.
Para participar da seleção, os candidatos devem atender aos requisitos estabelecidos no edital, que variam conforme o perfil de atuação docente. No perfil 1, voltado a docentes da Educação Básica, é necessário possuir diploma de curso superior reconhecido, experiência docente nos últimos 24 meses na área em que pretende se inscrever, disponibilidade para participar das atividades do BNI e conhecimentos básicos de informática.
Já o perfil 2, destinado a docentes da Educação Superior, exige requisitos semelhantes, incluindo diploma de graduação reconhecido e experiência recente no magistério superior em cursos de licenciatura. Em ambos os perfis, os requisitos listados têm caráter eliminatório no processo de seleção.
Fonte: Inep
Para participar, os candidatos devem atender aos requisitos estabelecidos no edital. Inscrições devem ser realizadas exclusivamente no Sistema BNI, até o dia 17 de novembro As inscrições para o Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (Ceres) do Banco Nacional de Itens (BNI) estão abertas e seguem até o dia 17 de novembro. O Edital nº 170, de 23 de outubro de 2025, tem como objetivo selecionar docentes interessados em contribuir com a elaboração das provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas e da Prova Nacional Docente (PND). As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no Sistema BNI. O candidato deverá indicar a área e o perfil para os quais pretende se candidatar, conforme as especificações do edital, além de apresentar a Declaração de Exercício de Atividade Docente do respectivo curso. Também será necessário anexar, em formato PDF, documentos comprobatórios, como diploma de graduação, termos de compromisso e sigilo, e a tabela de pontuação docente, de acordo com o perfil escolhido (educação básica ou educação superior). Critérios da seleção - O edital contempla a seleção de docentes de cursos de licenciatura das seguintes áreas: artes visuais, ciências biológicas, ciências naturais, ciências sociais, computação, dança, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras (espanhol, inglês, português, português-espanhol e português-inglês), matemática, música, pedagogia, química e teatro, além da área transversal de Formação Geral Docente. Para participar da seleção, os candidatos devem atender aos requisitos estabelecidos no edital, que variam conforme o perfil de atuação docente. No perfil 1, voltado a docentes da Educação Básica, é necessário possuir diploma de curso superior reconhecido, experiência docente nos últimos 24 meses na área em que pretende se inscrever, disponibilidade para participar das atividades do BNI e conhecimentos básicos de informática. Já o perfil 2, destinado a docentes da Educação Superior, exige requisitos semelhantes, incluindo diploma de graduação reconhecido e experiência recente no magistério superior em cursos de licenciatura. Em ambos os perfis, os requisitos listados têm caráter eliminatório no processo de seleção. Confira o edital Fonte: Inep https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/institucional/inscricoes-abertas-para-cadastro-de-elaboradores-de-itens-do-enade-das-licenciaturas-e-pnd