23/11/2011 Undime
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado promoveu nesta quarta-feira (23), em Brasília, uma Audiência Pública com a presença de representantes do governo, dirigentes e especialistas da área de educação para discutir sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar. A presidenta da Undime Rio Grande do Sul e Dirigente Municipal de Educação de São Francisco de Paula (RS), Márcia Carvalho, participou da audiência.
Durante o debate, o vice-presidente da Comissão, Senador Paulo Bauer (PSDB/SC) fez duras críticas à lei que definiu um percentual mínimo de 30% de compras de produtos da Agricultura Familiar para compor os cardápios oferecidos aos estudantes. A presidenta da Undime RS, Márcia Carvalho, defendeu a mesma linha de pensamento sobre o assunto em questão. Segundo ela, o ideal seria que o governo orientasse e auxiliasse os produtores rurais, pois muitos municípios não conseguem alcançar a meta de produção. ?Nem todas as regiões são produtivas o ano inteiro. Isso tem que ser levado em consideração, além do fato de que os pequenos produtores rurais enfrentam barreiras burocráticas para escoar a produção?.
Já em relação ao Programa Nacional de Transporte Escolar, o ponto crítico, na visão da professora, é a falta de orientação para os gestores no que diz respeito ao repasse dessa verba. ?A grande questão é que, além do recurso ser insuficiente, ele é mal gerido. Não há como exigir mais investimento quando há uma falha na orientação para o uso correto do valor. O repasse precisa ser feito em conjunto com o processo de capacitação dos gestores?, defende.
Também participaram da audiência a professora Maria Nilene da Costa (Consed) e José Maria Rodrigues (representante do Ministério da Educação).
Autor: Undime
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado promoveu nesta quarta-feira (23), em Brasília, uma Audiência Pública com a presença de representantes do governo, dirigentes e especialistas da área de educação para discutir sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar. A presidenta da Undime Rio Grande do Sul e Dirigente Municipal de Educação de São Francisco de Paula (RS), Márcia Carvalho, participou da audiência. À direita a professora Márcia Carvalho Durante o debate, o vice-presidente da Comissão, Senador Paulo Bauer (PSDB/SC) fez duras críticas à lei que definiu um percentual mínimo de 30% de compras de produtos da Agricultura Familiar para compor os cardápios oferecidos aos estudantes. A presidenta da Undime RS, Márcia Carvalho, defendeu a mesma linha de pensamento sobre o assunto em questão. Segundo ela, o ideal seria que o governo orientasse e auxiliasse os produtores rurais, pois muitos municípios não conseguem alcançar a meta de produção. ?Nem todas as regiões são produtivas o ano inteiro. Isso tem que ser levado em consideração, além do fato de que os pequenos produtores rurais enfrentam barreiras burocráticas para escoar a produção?. Já em relação ao Programa Nacional de Transporte Escolar, o ponto crítico, na visão da professora, é a falta de orientação para os gestores no que diz respeito ao repasse dessa verba. ?A grande questão é que, além do recurso ser insuficiente, ele é mal gerido. Não há como exigir mais investimento quando há uma falha na orientação para o uso correto do valor. O repasse precisa ser feito em conjunto com o processo de capacitação dos gestores?, defende. Também participaram da audiência a professora Maria Nilene da Costa (Consed) e José Maria Rodrigues (representante do Ministério da Educação). Autor: Undime