Você está aqui: Página Inicial > Notícia > ABM realiza Encontro Nacional de Municípios nos dias 18 e 19 de março

Todas as notícias Categorias

06/02/2014 Undime

ABM realiza Encontro Nacional de Municípios nos dias 18 e 19 de março

banner_300x250

A Associação Brasileira de Municípios (ABM) realizará nos dias 18 e 19 de março o ?Encontro Nacional de Municípios ? Desafios e possibilidades para 2014?. O evento será realizado no Espaço de Eventos Brasil 21, em Brasília, e reunirá prefeitos e prefeitas, gestores municipais, vereadores e demais interessados. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet.

O objetivo de encontro é discutir a agenda das cidades brasileiras para 2014 e o aprimoramento do pacto federativo. ?A ABM proporcionará um espaço de diálogo entre municípios e Governo Federal para apresentarmos as demandas de 2014 e obtermos informações sobre os investimentos e projetos da União?, diz Eduardo Tadeu Pereira, presidente da ABM.

O Encontro Nacional de Municípios terá mesas temáticas sobre assuntos de relevância no cotidiano dos municípios brasileiros. A programação prevê uma mesa sobre o Plano Nacional de Cultura e a discussão sobre as responsabilidades dos municípios, que têm a missão de elaborar os planos municipais. ?Vamos reunir os gestores municipais de cultura e discutir os caminhos para a elaboração dos planos municipais, a partir da experiência de Prefeituras que já estão trabalhando nessa etapa?, explica  Eduardo Tadeu Pereira.

Haverá espaços para capacitação e formação dos gestores, como oficinas sobre o Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv); desburocratização de convênios; perspectivas de repasses e investimentos do PAC; gestão empreendedora, entre outros temas. ?A ABM tem consciência dos desafios enfrentados pelos municípios na elaboração e execução de projetos, devido à escassez de recursos e de mão de obra capacitada. Nosso objetivo é oferecer capacitação e, com isso, melhorar as condições de gestão das Prefeituras?, avalia Eduardo.

O encontro abordará também demandas imediatas dos municípios, como os desafios para a implantação dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos e Saneamento.

Apoio do Governo Federal

O Encontro Nacional de Municípios terá participação de ministros e técnicos do Governo Federal. A Subchefia de Assuntos Federativos disponibilizará no local um espaço com mesas de atendimento dos ministérios para orientar e sanar as dúvidas dos participantes sobre os projetos e convênios com a União.

Informações: http://www.abm.org.br/

Fonte: ABM


Parceria institucional