Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Fique Atento > Notícias Undime > VAAT 2024: 146 entes da federação não estão habilitados

Todas as notícias Categorias

30/08/2023 Undime

VAAT 2024: 146 entes da federação não estão habilitados

Prazo para encaminhamento das informações termina nesta quinta-feira, 31 de agosto


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) divulgou comunicado informando que 146 entes da federação subnacionais ainda constam como não habilitados ao VAAT 2024. O prazo para encaminhamento das informações encerra nesta quinta-feira, 31 de agosto.

Os entes que se encontram nessa situação devem realizar os seguintes procedimentos para habilitação:

- Transmitir ou retificar as informações da matriz de saldos contábeis de 2022, via SICONFI/STN; e

- Transmitir os dados do ano de 2022 ao SIOPE/FNDE (Anexo da Educação do RREO).

Os dados levantados nas bases de dados do Siconfi e do Siope são de 29 de agosto e identificam 146 entes da federação subnacionais que ainda apresentam pendências envolvendo a transmissão de dados e informações do exercício de 2022 aos referidos sistemas. No comunicado, o FNDE reitera que "se nenhuma medida saneadora for adotada em relação às referidas pendências, esses entes não se habilitarão à complementação da União na modalidade VAAT do ano de 2024".

Confira aqui a relação dos entes com pendências ao VAAT 2024 (posição 29/8/2023)

Os estados, o Distrito Federal e os municípios são responsáveis pela transmissão, exatidão e fidedignidade das informações encaminhadas ao Siconfi e ao Siope e, por esse motivo, a referida análise prévia configura tão somente uma indicação de pendência que poderá ou não ser confirmada em análise definitiva posterior. Do mesmo modo, a ausência de referência a qualquer ente (estado, Distrito Federal ou município) não representa a sua habilitação.

Por fim, o texto informa que a habilitação do ente constitui apenas pré-requisito para que as informações do VAAT sejam apuradas. Ou seja, a habilitação não é garantia de recebimento da Complementação-VAAT pelo ente.

Leia aqui o comunicado do FNDE sobre a habilitação ao VAAT-2024 (posição 29/8/2023)

Saiba mais aqui

Fonte: Undime com informações do FNDE


Parceria institucional