Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Próximo seminário de educação digital será na terça-feira, 2 de abril

Todas as notícias Categorias

27/03/2024 Undime

Próximo seminário de educação digital será na terça-feira, 2 de abril

Ação faz parte do ciclo de seminários e oficinas “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”. Ao todo, ocorrerão 12 atividades

Na próxima terça-feira, 2 de abril, o Ministério da Educação (MEC) realizará o segundo encontro do ciclo de seis seminários sobre “Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica”. Na ocasião, a partir do tema “Educação digital e currículo”, pesquisadores e especialistas discutirão a importância da educação digital no currículo da educação básica como área de conhecimento contemporânea e direitos de aprendizagem.

O evento também contará com a participação de representantes de redes municipais e estaduais de educação, os quais compartilharão experiências de incorporação da educação digital de forma transversal, específica e como eletiva no currículo da educação básica.

O ciclo de atividades terá, além dos seminários, seis oficinas. A primeira delas aconteceu no Fórum Regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Nordeste, e os participantes se reuniram para debater modelos de implementação da educação digital nas escolas.

Organizados pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), os compromissos serão desenvolvidos entre março e junho deste ano e fazem parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. A política visa direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do Brasil.

Participantes – Os seminários e as oficinas contarão com especialistas, pesquisadores, professores e gestores das redes de diferentes regiões do Brasil. Eles vão discutir, dialogar e apresentar contribuições a serem sistematizadas para orientar as redes de ensino na implementação do eixo de educação digital escolar da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e da Computação na Educação Básica (BNCC Computação), complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Ciclo – O ciclo contará com duas vias de trabalho, sendo uma informativa (on-line) e outra colaborativa, para a construção de caminhos de implementação da educação digital nos currículos das redes de ensino. Isso será feito em parceria com técnicos das áreas de tecnologia, currículo, avaliação, formação de professores e materiais didáticos das secretarias de educação.

Programação – O evento contará com dois painéis, compostos por:

Painel 1: “Desafios curriculares da educação digital”

Participantes: a coordenadora da pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação, no Cetic.br, Daniela Costa; a consultora da unidade de EduTech do Banco Mundial, Lúcia Delagnello; e o professor doutor do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Armando Valente.

Painel 2: “Integração da educação digital nos currículos”

Participantes: o secretário de Educação do Município de Sobral (CE), Francisco Herbert Lima Vasconcelos; a coordenadora de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Regina Gavassa; e o superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, Ricardo Martins.

Para visualizar o restante do cronograma, basta acessar a aba de currículo do Escolas Conectadas.


Segundo seminário do ciclo de educação digital sobre “Educação digital e currículo”

Público-alvo: Secretários(as) de Educação estaduais e municipais, gestores de tecnologia e currículo, dirigentes da Undime e membros da sociedade civil interessados no tema
Hora: 2 de abril, das 15h às 17h
Modalidade: On-line
Transmissão: Canal oficial do MEC no YouTube e canal Conviva Educação (Plataforma Conviva Undime)

Fonte: MEC

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/marco/proximo-seminario-de-educacao-digital-sera-dia-2-de-abril 


Parceria institucional