Você está aqui: Página Inicial > Notícia > No Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, Brasil celebra avanços

Todas as notícias Categorias

21/10/2015 Undime

No Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, Brasil celebra avanços

(Foto: FNDE)

Ao longo de 60 anos, o Brasil evoluiu no que se refere à alimentação escolar. As primeiras ações, de campanhas e doações de merenda, se tornaram hoje uma política de Estado que garante aos estudantes o direito constitucional à alimentação, além de hábitos saudáveis e melhor aprendizagem. Com essas afirmações, o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar, abriu na manhã desta quarta-feira, 21, o Encontro Técnico do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), em Brasília.

“Hoje, 21 de outubro, celebramos uma data importante, o Dia Nacional da Alimentação nas Escolas, que nos leva a refletir sobre o passado e a pensar o futuro das políticas públicas na área”, disse Alencar. Na visão do presidente, é preciso avançar no debate sobre alguns aspectos do Pnae, como o valor per capita, o controle social e estudos que cruzem dados sobre alimentação e rendimento escolar. Alencar destacou ainda que o Pnae é grandioso nos números e na contribuição ao processo educacional.

“Enquanto fazemos este encontro, 50 milhões de refeições estão sendo servidas a 42 milhões de alunos em 161 mil escolas de todo o país”, reforçou a diretora de Ações Educacionais do FNDE, Maria Fernanda Bittencourt. Para ela, poucas políticas públicas têm tanta longevidade quanto a da alimentação escolar no Brasil e tanto reconhecimento dentro e fora do país.

Encontro – Durante todo o dia, gestores, conselheiros e nutricionistas presentes ao evento no auditório do FNDE poderão discutir as ações na área. O objetivo do encontro é oferecer informações técnicas e práticas sobre o papel do Conselho de Alimentação Escolar, a prestação de contas do Pnae, a gestão e as compras da agricultura familiar, além de promover debates e trocas de experiências. É possível acompanhar ao vivo pela internet.

Concurso – Também em comemoração aos 60 da alimentação escolar no Brasil, o FNDE lançou o concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, que está com inscrições abertas até 25 de outubro. O objetivo é premiar as receitas mais caprichadas e saborosas de cada região do país, em escolas que atendam aos critérios do Pnae. Os cinco vencedores da etapa nacional ganharão uma viagem internacional e um prêmio de R$ 5 mil.

Autor: FNDE

http://zip.net/bdsflC

 


Parceria institucional