Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Abertas as inscrições para o Fórum Regional Sul da Undime

Todas as notícias Categorias

21/03/2024 Undime

Abertas as inscrições para o Fórum Regional Sul da Undime

Evento reunirá cerca de 700 participantes, entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos (as) das secretarias e prefeitos

 

O município de Curitiba/PR vai sediar o Fórum da Undime Região Sul. O evento será realizado nos dias 15 e 16 de abril de 2024 e vai receber cerca de 700 participantes, entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias e prefeitos dos municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

O objetivo dos Fóruns Regionais, relizados pela Undime,  é descentralizar os debates e se colocar mais próximo dos municípios, refletindo o compromisso da instituição com a representatividade e a diversidade do país. Cada região possui peculiaridades e desafios específicos e esses eventos permitirão uma abordagem mais contextualizada e condizente com a realidade local.

Serão dois dias de imersão em temas estruturantes da educação pública por meio de conferências, mesas-redondas e oficinas ministradas por técnicos do Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A proposta é proporcionar um ambiente aberto para o diálogo e a troca de experiências visando a melhoria da qualidade da educação ofertada pelas redes municipais de ensino.

Os debates tratarão de assuntos como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; a nova Lei de licitações (Lei 14.133/2021); os desafios da implementação da Política Nacional de Educação Digital no cotidiano escolar; oferta dos anos finais e os desafios da juventude, entre outros.

A redução das desigualdades educacionais será tratada na mesa-redonda sobre Gestão Democrática para cumprimento das condicionalidades do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Além disso, a programação contempla uma discussão sobre a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 e como promover o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no dia a dia das escolas.

Como participar?

Para participar do Fórum, o município deve estar adimplente com a seccional da Undime (ano de referência 2023) e acessar o site do evento https://forunsregionais.undime.org.br/regional-sul. No ato da inscrição, a pessoa será informada se o município ao qual está vinculada está adimplente com a Undime. Caso o sistema acuse situação irregular, a orientação é que o participante procure a sua respectiva seccional.

Para entrar em contato com a seccional da Undime em seu estado a fim de verificar e atualizar a sua situação, clique aqui.

A programação do evento está disponível no site https://forunsregionais.undime.org.br/regional-sul.

O investimento para participar é de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por pessoa, que deverá ser pago via boleto bancário. Notas de empenho não são aceitas como comprovante de pagamento.

Caso algum município de outra região deseje participar do Fórum do Sul, é necessário que manifeste interesse por meio do e-mail: forunsnacionais@undime.org.br 

As outras regiões brasileiras também irão receber Fóruns da Undime. O do Centro-Oeste e Sudeste serão em maio; e o da região Norte, em junho. As datas serão informadas em breve. Já o Nordeste foi a primeira região que realizou o evento, no mês de março, em Aracaju/ SE.

 

Serviço

Fórum Regional Sul
Data: 15 e 16 de abril de 2024
Local: Teatro UP Experience - Curitiba/PR (Bloco da Reitoria - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 - 2º andar - Ecoville)
Inscrições: https://forunsregionais.undime.org.br/regional-sul

 

Fonte: Undime


Parceria institucional