Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Destaque > MEC debaterá educação bilíngue de surdos nesta terça (16)

Todas as notícias Categorias

16/01/2024 Undime

MEC debaterá educação bilíngue de surdos nesta terça (16)

Webinário sobre Programa de Formação de Professores da Educação Básica busca práticas educacionais heterogêneas e bilíngues. Transmissão será pelo canal do MEC no YouTube

 

 

Nesta terça-feira, 16 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) realizará, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), o Webinário “Renafor/Educação Bilíngue de Surdos”. Nele será abordado o Programa de Formação de Professores da Educação Bilíngue de Surdos, no âmbito da Rede Nacional de Formação Continuada de Profissionais da Educação (Renafor). A transmissão se iniciará a partir das 16h (horário de Brasília), pelo canal do MEC no YouTube.  

O evento é voltado a secretarias de educação, diretorias, profissionais da educação, gestores, instituições, pesquisadores e à sociedade civil. Os participantes poderão aprofundar seus conhecimentos sobre o Programa de Formação de Professores da Educação Básica (em especial da educação bilíngue de surdos) e a importância da formação docente de qualidade na rede de ensino. Ao priorizar práticas educacionais heterogêneas e bilíngues que respeitem as diferenças linguísticas, identitárias e culturais, o webinário promove aprendizagens individuais e oportunidades diversificadas ao público-alvo da educação bilíngue de surdos (Paebs). 

Investimento – Em 2023, o MEC investiu R$ 1,2 milhão, distribuído em 9 instituições federais de ensino superior, com o total de 11 cursos ofertados, para a disponibilização de 4.300 vagas de formação de professores e profissionais que atuam com o Paebs. Também houve pagamento de bolsas à equipe de organização de curso no valor de R$ 1,8 milhão, referente aos cursos firmados no período de 2023, conforme a Resolução n. 45, de 29 de agosto de 2011. 

Programa  O Programa de Formação de Professores da Educação Bilíngue de Surdos é executado pela Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (Dipebs), da Secadi, em parceria com as instituições federais de ensino superior. O intuito é possibilitar a formação continuada aos profissionais do magistério da educação básica em educação bilíngue de surdos em todo o território nacional, bem como aos professores e profissionais da educação básica em geral, por meio da Renafor, com base no Decreto n. 8.752/2016.  


Fonte: MEC 
Foto: José Cruz/EBC

 https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/mec-debatera-educacao-bilingue-de-surdos-nesta-terca-16 


Parceria institucional