Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Presidente da Undime participa do 78° Fórum Extraordinário da seccional do Rio de Janeiro

Todas as notícias Categorias

10/04/2024 Undime

Presidente da Undime participa do 78° Fórum Extraordinário da seccional do Rio de Janeiro

Niterói/RJ foi sede do evento que reuniu cerca de 300 participantes

 

Os Dirigentes Municipais de Educação e técnicos das secretarias de municípios do Rio de Janeiro reuniram-se, de 3 a 5 de abril, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói/RJ, no 78° Fórum Extraordinário da Undime RJ, que teve como tema “A gestão municipal e suas competências”.

Durante a programação, aconteceram debates sobre a Nova Lei de Licitações; equilíbrio emocional para vencer os desafios da educação; contribuição dos estudos das neurociências, entre outros. O evento foi encerrado no 5 de abril, com palestra sobre o financiamento na educação, ministrada pelo presidente nacional da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, Alessio Costa Lima.

Para Alessio, o financiamento na educação é um tema que requer atualização contínua, pois sempre há mudanças que envolvem as questões das subvinculações e vinculações, que são percentuais estabelecidos por lei para aplicar em Educação. Nesse sentido, ele reforçou que é importante que o dirigente conheça todas as fontes de recurso disponíveis para que se faça um planejamento mais eficiente. "Para o gestor é fundamental compreender os mecanismos, ainda mais agora com as mudanças no Fundeb, que traz novas formas de complementação, mais especificamente o VAAR, que conta com uma série de indicadores para o município se habilitar. Então, como são informações novas, esse momento de esclarecer as dúvidas é muito importante", disse.

Fonte: Undime, com informações da Undime Rio de Janeiro
Foto: Undime Rio de Janeiro

 

 


Parceria institucional