Você está aqui: Página Inicial > Notícia > Notícias Undime > Professores podem se cadastrar para compor Banco de Avaliadores do PNLD

Todas as notícias Categorias

09/01/2024 Undime

Professores podem se cadastrar para compor Banco de Avaliadores do PNLD

Objetivo é selecionar profissionais para atuar na avaliação pedagógica dos materiais didáticos do programa; para 2024, estão previstos pelo menos quatro editais de seleção do PNLD para os quais os profissionais cadastrados serão considerados

  

O Ministério da Educação (MEC), em cooperação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), publica editais referentes aos processos de aquisição de materiais didáticos para atendimento das etapas de educação básica, de forma alternada no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). De acordo com o MEC, para 2024, estão previstos pelo menos quatro editais de seleção do Programa.

Professores das redes públicas e privadas de ensino superior e da educação básica podem se cadastrar para compor o Banco de Avaliadores, que a partir de um processo seletivo, vão realizar a avaliação pedagógica das obras. Isso porque, compete ao Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica, a coordenação da etapa de avaliação pedagógica das obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa.

O cadastramento pode ser realizado a qualquer tempo, isto é, não há prazo para encerramento. Para se inscrever, os profissionais interessados devem preencher o cadastro eletrônico, disponível no endereço https://pnld-avaliacao.nees.ufal.br/landing e selecionar a opção “Cadastro no Banco de Professores”.

Caso tenha dificuldades com o cadastro, consulte AQUI o tutorial.

Segundo o MEC, as equipes são formadas com profissionais e especialistas das diferentes áreas e componentes. "Para o Ministério da Educação, é muito importante que haja diversidade de perfis dentre os profissionais cadastrados no Banco, considerando aspectos como raça, gênero, região, atuação e formação profissional e acadêmica. Dessa forma, acreditamos que o processo de avaliação pedagógica será cada vez mais eficaz em avaliar com qualidade as obras integrantes do Programa Nacional do Livro e do Material Didático de forma a representar a pluralidade da realidade brasileira", afirma Anita Stefani, diretora de Apoio à Gestão Educacional da Secretaria de Educação Básica do MEC.

Para trabalhar como avaliador é preciso estar inscrito no Banco de Avaliadores do PNLD. O MEC convida perfis inscritos no Banco e os contrata por meio de Auxílio de Avaliação Educacional (AAE).

A seleção de profissionais habilitados para participar da avaliação pedagógica do PNLD ocorrerá dentro do Banco de Avaliadores e envolverá professores das redes públicas e privadas de ensino superior e da educação básica, com formação e experiência compatíveis para atuar nas seguintes obras didáticas, literárias, formativas e recursos digitais.

Dúvidas e/ou informações podem ser enviadas para cgmd@mec.gov.br 

Sobre o PNLD

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), instituído pelo Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017, é destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas, literárias e recursos educacionais digitais, entre outros materiais de apoio à prática educativa de forma sistemática, regular e gratuita às escolas públicas de educação básica das redes federal, estaduais, municipais e distrital e às instituições de educação infantil comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público.

Fonte: Undime com informações do MEC


Parceria institucional